Notícias

581 notícias no site
Mostrando 10 por página
VEREADORES DA AVEVI ELOGIADOS POR MAIS UMA SEMANA DE ÉTICA E CIDADANIA EM ESCOLA PÚBLICA
14/06/2019

A iniciativa da Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu – Avevi de realizar mais uma Semana de Ética e Cidadania, desta vez na Escola Teresa Ramos em Corupá, foi muita elogiada durante o encerramento das atividades nesta quinta-feira (13). Os pronunciamentos de alunos, professores, direção e do Gerente Regional de Educação Prof. Fernando Alflen, foram para enalteceram a ação que já foi levada para quatro escolas da região. “Vamos fazer um esforço junto com a Avevi para levar este evento para todas as escolas estaduais da região” garantiu o professor. 

O prefeito municipal de Corrupá, João Carlos Gottardi, lembrou que quando vereador desenvolveu algumas ações em parceria com a Avevi, e novamente a entidade se destaca por promover em parceria com as câmaras e escolas formações e eventos de grande valia para seus associados e sociedade. Disse que ética e cidadania devem ser exercitadas por todos, todos os dias. Aos alunos, disse que eles serão os substitutos dos vereadores e do prefeito do município e precisam estar preparados para esta função. 
O presidente da Câmara Municipal de Corupá, vereador Lairton Hartmann Müller, que neste ato representou a Avevi, além de agradecer seus colegas vereadores que unidos realizaram mais este grande evento, agradeceu principalmente a comunidade escolar do Teresa Ramos. “É justo e correto me manifeste a esta equipe, parabéns, vocês foram esplendidos” disse o parlamentar. Sobre ética, disse que basicamente é o exercício da justiça frente a sua consciência, e com o meio social em que vive. “E ser cidadão é usar o conhecimento adquirido e produzir um sentimento interior de pertença. Desta forma as ações não serão mais isoladas e parciais, pois o sentimento de “pertença” será o condutor da ação humana que será sempre coletiva”.
O Prof. Francisco Schork que foi contratado pela entidade para coordenar mais esta ação destacou o engajamento da direção, alunos, professores e vereadores. “O que ocorreu foi uma demonstração clara de que quando acreditamos em algo, tudo é possível, como foi à belíssima demonstração na confecção dos cartazes traduzindo o sentimento mais verdadeiro e puro do sentido real de Ética e Cidadania”. Para ele o agradecimento especial é para direção da Avevi pela iniciativa de propor este evento de tal magnitude como foi a Semana de Ética e Cidadania na Escola Teresa Ramos. 
No último dia de atividades os alunos confeccionaram cartazes sobre o tema que estão expostos no auditório da escola.

Autor(a): Ilton Piram
Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter
EMBAIXADOR DO POLITIZE E ALUNOS DEBATENDO ÉTICA, CIDADANIA E POLÍTICA EM CORUPÁ
12/06/2019

No terceiro dia da Semana de Ética e Cidadania da Escola Teresa Ramos de Corupá, que conta com o apoio da Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu – Avevi e Câmara Municipal de Corupá, aconteceram os debates sobre o tema com a introdução da política. O Embaixador do Programa Politize para a região, o jovem vereador de Barra Velha Thiago Pinheiro foi o convidado para coordenar estes debates. Ele primeiro fez uma introdução sobre o trabalho que está fazendo o “politze” que é de levar a educação política a qualquer pessoa em qualquer lugar. 
Durante o debate os alunos fizeram vários questionamentos e relataram suas preocupações principalmente com relação à corrupção. Pediram um empenho maior dos representantes no poder legislativo e executivo no atendimento a população. Esclareceram dúvidas sobre o papel do dos vereadores e do prefeito. Estas discussões, segundo o vereador Thiago Pinheiro, são importantes porque possibilita a participação dos jovens no debate político. “ Segundo pesquisas, o que mais afasta o jovem da política hoje é não saber os meios de atuação que ele pode exercer”. Para ele é preciso levar para as escolas e locais de encontro destes jovens palestras e debates que motivem suas participações na política.

Autor(a): Ilton Piram
Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter
CANDIDATOS A VEREADOR JÁ PODEM SE INSCREVER NO CURSO DA AVEVI
12/06/2019

O presidente da Avevi, vereador Arlindo Rincos, lançou oficialmente na sessão desta terça-feira (11) da câmara de Jaraguá do Sul as inscrições do “Curso Legislativo em Ação: Noções Políticas no Parlamento”, direcionado para candidatos a vereador das eleições do próximo ano, parlamentares, servidores, agentes públicos e políticos e demais interessados. 

A formação será realizada de 03 de julho à 15 de agosto deste ano, no Auditório do Centro Universitário Católica SC - Jaraguá do Sul, com carga horária: 25 horas. Os temas das aulas são: Interdependência dos Poderes e o Papel do Vereador - Marcos Regulatórios Municipais - Comunicação e Mídias Sociais como Ferramenta para Otimização do Mandato Parlamentar e Políticas Públicas.
O vereador Arlindo Rincos, convidou os vereadores e a população dos municípios do Vale do Itapocu para se inscrever. “A Avevi com sua Escola do Legislativo e a Escola do Legislativo Lício Mauro da Silveira da Assembleia Legislativa realizam gratuitamente este curso pela quinta vez e já formaram mais de 400 lideranças, esperamos agora a participação dos colegas vereadores e de todos que pretendem se candidatar”. O objetivo é promover atualização política dos vereadores e servidores, com temas atuais e inerentes à atividade parlamentar e oferecer noções do parlamento para futuros vereadores.
As inscrições podem ser feitas diretamente no site da escola da Assembleia Legislativa - http://escola.alesc.sc.gov.br/evento/?eid=1435 - Ou podem ser confirmadas enviando um email para avevi@avevi.org.br com nome completo, informando o interesse de participar do curso, até a data do início do curso.

Autor(a): Ilton Piram
Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter
SENADO FEDERAL REALIZA MAIS UMA OFICINA COM A AVEVI PARA REFORÇAR O APOIO PARA AS CÂMARAS
11/06/2019

O Senado Federal através do Programa Interlegis em Parceria com a Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu – Avevi estarão realizando mais uma oficina. Desta vez será em Jaraguá do Sul, no Centro Universitário Catolica SC, de 24 a 28 de Junho, e vai reforçar o sistema de apoio ao processo legislativo que é oferecido pelo senado para as câmaras municipais. O público alvo são os vereadores, assessores e servidores das câmaras.

Serão treinamentos práticos voltados para a adoção das ferramentas tecnológicas que facilitam o trabalho de vereadores e servidores e tornam os trabalhos das casas legislativas mais eficientes e transparentes.
O Portal Modelo é o sistema desenvolvido pelo Interlegis que permite que a Câmara crie o seu próprio site na internet de forma autônoma e sem necessidade de contratar serviços especializados. No treinamento, os participantes são ensinados a fazer a customização, gestão de conteúdo e administração do portal.
Já a oficina de Sistema de Apoio ao Processo Legislativo capacita para a adoção da ferramenta que informatiza todo o processo legislativo da Casa.
Ambos os sistemas são gratuitos, de fácil utilização e garantem às Câmaras total aderência às exigências das leis de Acesso à Informação e de Transparência. 
As oficinas serão ministradas pelo os técnicos, José Bonifácio de Góis Júnior - Portal Modelo, e Adalberto Oliveira - SAPL. Ao término do treinamento, os servidores estarão aptos a utilizarem as duas ferramentas.
O presidente da Avevi, vereador Arlindo Rincos, destaca que este será mais um evento de muita importância que a entidade conquistou para a nossa região. “Estas oficinas são realizadas em todo o país, e nós pedimos que fossem realizadas aqui também para que as câmaras da Avevi economizassem a verba que teriam que gastar se fossem realizadas somente em outros estados”. O vereador disse que as câmaras municipais têm que agradecer muito o apoio que estão recebendo do Senado Federal. “Eles oferecem estas ferramentas gratuitamente, capacitam os servidores e estão sempre a disposição para suporte técnico”. O presidente agradeceu também a parceria que este evento terá do Centro Universitário Católica SC. “Vão oferecer o laboratório de informática para que este treinamento, conquistamos um grande parceiro para nossas formações” enfatizou. 
O Senador Dário Berger esteve auxiliando nos encaminhamentos desta solicitação da Avevi no Senado Federal.
Link para inscrição - http://www.interlegis.leg.br/…/oficina-interlegis-de-sapl-3…

Autor(a): Ilton Piram
Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter
VEREADORES E PROFESSORAS DISCUTEM COM ALUNOS DE CORUPÁ O TEMA ÉTICA E CIDADANIA
10/06/2019

Vereadores da Avevi, a Gerencia Regional de Educação, Direção e Professores da Escola Teresa Ramos de Corupá participaram nesta segunda-feira (10) da abertura da Semana de Ética e Cidadania. Abrindo os trabalhos o presidente da câmara de Corupá, vereador Lairton Hartmann Müller, representando os vereadores do município que participam do evento, ressaltou a união de esforços entre o legislativo e a escola para realizar um evento que promova a cidadania. Para ele a câmara de vereadores precisa prestar um serviço comunitário, por isso se empenhou para realizar mais este evento. Falou também sobre o tema – “As leis precisam ser respeitadas, mas, o mais importante é a nossa conduta ética”, colocou o parlamentar. 

O diretor do educandário, Prof. Célio Barbosa, falou em nome dos professores e disse aos alunos que eles são o principal motivo da realização do evento. Observou que a parceria entre escola, família e sociedade norteia o trabalho de uma escola inserida na comunidade e para a comunidade. O Gerente Regional de Educação, Prof. Fernando Alflen, defendeu que o tema da semana fosse incluído no currículo escolar “não conseguimos fazer isso como disciplina, mas conseguimos com bons projetos como este da Avevi”. 
Para o presidente da Avevi, vereador Arlindo Rincos, a entidade além de estar empenhada na qualificação dos vereadores e servidores, tem feito formações para adolescentes e jovens através dos programas de vereadores mirins e as semanas de ética e cidadania que são realizadas nas escolas. “Nós estamos aqui atendendo um pedido do presidente e vereadores de Corupá que solicitaram a realização deste evento para os jovens”. Rincos lembrou as cinco jovens de Jaraguá do Sul que idealizaram o projeto, que se transformou em lei e hoje possibilita a realização do evento nas escolas de todo o estado. “Vejam como é importante os jovens estarem inseridos neste meio, com novas ideias, que podem se transformar em bons projetos”. 
Nesta segunda e terça-feira a professora Edicléia Ferreira Bueno Greczoski vai ministrar as palestras. Na quarta-feira (12) vão acontecer os debates, que serão coordenados pela Escola do Legislativo da Avevi e o Programa Embaixadores Politize com a participação do vereador de Barra Velha Thiago Henrique Pinheiro que vai representar o programa. Na quinta-feira (13) os professores da escola estarão auxiliando os alunos na confecção dos cartazes para serem expostos na sexta-feira (14) com o encerramento das atividades.

 

Autor(a): Ilton Piram
Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter
VEREADORES PARTICIPAM DE PROTESTO NA SC 108
06/06/2019

Os vereadores da Avevi, representados pelo presidente da entidade, vereador Arlindo Rincos, participaram nesta quarta-feira (05) de um protesto pelos 108 dias de luta por uma solução no trecho da Rodovia SC 108 que desmoronou e está interditado. A iniciativa do ato foi do presidente da câmara de Jaraguá do Sul, Marcelindo Carlos Grunner que repudiou a falta de atenção do governo do estado com a confecção de um bolo para marcar a data. O prefeito de Guaramirim Luiz Antônio Chiodini, o presidente da câmara de Guaramirim Osni Bylaardt e o vereador de Jaraguá do Sul Eugênio Juraszek, também se manifestaram colocando suas indignações. 

O presidente da Avevi disse que o protesto é para chamar atenção das autoridades estaduais e federais do descaso com a região. Falou que as sete câmaras estão empenhadas na reivindicação por estas melhorias, proposições foram encaminhadas pela Avevi e por todas as câmaras para o governo do estado pedindo agilidade no atendimento. “Esta luta não é só de Guaramirim e Jaraguá do Sul, é de toda a região, pela importância desta rodovia, segunda maior em movimentação do estado”. Para o presidente os três milhões que seriam necessários para a restauração da via é pouco pelo que representa a região. Ele pediu para o governador uma solução imediata.

Autor(a): Ilton Piram
Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter
ESCOLA TERESA RAMOS DE CORUPÁ PREPARADA PARA REALIZAR A SEMANA DE ÉTICA E CIDADANIA
06/06/2019

A Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu – Avevi com sua Escola do Legislativo Vereador Marcos Mannes juntamente com a Câmara Municipal de Corupá, Gerencia Regional de Educação e Direção, professores e alunos da Escola Teresa Ramos, ultimaram os preparativos para a Semana de Ética e Cidadania. O evento, que é oferecido para os alunos do ensino médio, acontecerá na próxima semana, de 10 a 14 de junho, com palestras, debates e confecções de cartazes destacando o tema. 

A Avevi realiza esta ação cidadã deste 2016, em apoio a cinco Jovens Parlamentares que representaram a região no Programa Parlamento Jovem Catarinense da Assembleia Legislativa de 2015 e apresentaram o projeto “Semana Interdisciplinar de Ética e Cidadania”. Projeto que no ano passado foi transformado em lei estadual, e estabelece que o evento deva ser realizado nas escolas públicos do estado. 
A professora Edicléia Ferreira Bueno Greczoski será a responsável pelas palestras que serão realizadas nos três turnos. Na segunda-feira (10) aulas sobre ÉTICA, na terça-feira (11) o tema será CIDADANIA. Na quarta-feira (12) vão acontecer os debates, que serão coordenados pela Escola do Legislativo da Avevi e o Programa Embaixadores Politize com a participação do vereador de Barra Velha Thiago Henrique Pinheiro que vai representar o programa. Na quinta-feira (13) os professores da escola estarão auxiliando os alunos na confecção dos cartazes para serem expostos na sexta-feira (14) com o encerramento das atividades. 
O presidente da Avevi, vereador Arlindo Rincos, acompanhou os preparativos de mais esta semana que tem sua participação deste o início do projeto quando auxiliou as jovens na ida a Florianópolis para apresentar esta ideia na Assembleia Legislativa. Para ele estas ações cidadãs acontecem porque a entidade conta com apoios importantes. “Para este evento contamos com o apoio da Câmara Municipal de Corupá, presidente Lairton Hartmann Müller, vereadores e servidores. Do Gerente Regional de Educação, Fernando Alflen, do diretor da escola Célio João Barbosa, professores e alunos”.

Autor(a): Ilton Piram
Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter
EX-VEREADORES MIRINS DA AVEVI VÃO RECEBER BOLSA DE ESTUDO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA
06/06/2019

Durante o Encontro Regional de Vereadores Mirins da Avevi realizado em Schroeder foi oficializada a parceria da Avevi com a Universidade Católica para oferecer Bolsa de Estudo para os ex-vereadores mirins que vão ingressar na universidade. Comprovando a sua participação no programa através do certificado que receberam na sua eleição eles receberão 15% de desconto nas mensalidades nos cursos que são oferecidos pela instituição. Para mirins atuais será oferecido um Workshop com o tema Tempo, Vida e Felicidade. Eles poderão participar junto com suas famílias e aproveitar para conhecer melhor a universidade.

Autor(a): Ilton Piram
Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter
ENCONTRO DE VEREADORES MIRINS DE SCHROEDER MOSTRA A DEDICAÇÃO DAS CÂMARAS COM ESTE PROGRAMA
04/06/2019

O município de Schroeder recebeu nesta segunda-feira (03) o Encontro Regional de Vereadores Mirins da Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu – Avevi. Além da câmara anfitriã, participaram as câmaras de Jaraguá do Sul, Guaramirim, Massaranduba, São João do Itaperiú, Barra Velha e a câmara mirim convidada da cidade de Joinville. Os parlamentares mirins participaram de palestras  com temas voltados sobre a importância da participação enquanto jovens na política.

Para a Gestora do Núcleo de Educação para a Democracia da Escola do Legislativo, Alcineia Medeiros Cardoso, que representou a Escola do Legislativo Lício Mauro da Silveira, principal parceira do evento, as câmaras da Avevi se destacam pela dedicação a estes programas e estão servindo de exemplo para outros legislativos do estado. “Os encontros regionais de vereadores mirins vêm incentivando o protagonismo político em adolescentes do ensino fundamental e médio. É extremamente importante para que se conscientizem da importância desta participação enquanto jovens na política” destacou a gestora.

Feliz com a realização do evento, o coordenador do programa vereador mirim de Jaraguá do Sul, Joel Correa, que também está à frente do Colegiado de Coordenadores da Avevi, disse que o encontro tem como objetivo fortalecer estas câmaras mirins e receber o devido reconhecimento por suas atuações na formação de cidadãos. “Não estamos aqui somente para formar futuros vereadores, o objetivo principal é de que cada vez mais estes jovens estudantes cidadãos participem das ações de suas comunidades”.

O presidente da Avevi, vereador de Jaraguá do Sul, Arlindo Rincos, juntamente com o presidente da câmara de Schroeder, vereador Claudimir Lindner, agradeceram as parcerias com a Assembleia Legislativa, Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, Associação Empresarial de Schroeder, Colegiado de Coordenadores dos Vereadores Mirins da Avevi e servidores da câmara de Schroeder pela organização do evento. “O interesse destes jovens pela política nos motiva a continuar promovendo estes encontros. Destaco aqui a boa participação de meninas nos programas, esperamos que num futuro próximo tenhamos maior representatividade feminina no poder legislativo” falou o presidente da Avevi.

A presidente da Câmara Mirim de Schroeder, Camile Lindner, falou em nome das presidentes das seis câmaras da região e agradeceu os organizadores do evento, coordenadores, palestrantes e os colegas pela participação. As seis presidentes apresentaram e conquistaram a aprovação de uma Moção de Apoio a Câmara de Vereadores de Corupá para que também institua o Programa Vereador Mirim naquela cidade, e todas as câmaras associadas a Avevi tenham seus programas.

 

Autor(a): Ilton Piram
Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter
EMPRESÁRIOS E VEREADORES PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE EMPREENDEDORISMO EM SÃO JOÃO DO ITAPERIÚ
00/00/0000

Empresários e vereadores da região participaram nesta quinta-feira (30) da palestra gratuita oferecida pela Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu – Avevi sobre “Empreendedorismo no mundo 4.0: Governança Corporativa, Ética Empresarial e Compliance”, realizada na Câmara de Vereadores de São João do Itaperiú. O ministrante foi o Procurador do Município de Florianópolis, Bruno Bartelle Basso, com Certificação em Compliance, Gestão de Riscos e Gestão Antissuborno.

Para o presidente da Avevi, vereador Arlindo Rincos, este foi o primeiro evento que a entidade promoveu que beneficiou diretamente os associados empreendedores e a classe empresarial. “Nossa escola está à disposição com novas formações, também para os empresários, sempre com o apoio dos nossos parceiros”. O presidente da Câmara de São João do Itaperiú, vereador Valdeci Delmonego, agradeceu a Avevi por atender a sua sugestão de oferecer esta palestra para os empresários e auxiliá-los na gestão de seus negócios.

O palestrante, Bruno Bartelle Basso, ao avaliar o evento destacou a importância do tema e disse que os participantes do evento demonstraram que estão muito interessados em não só apresentar um produto ou serviço de qualidade, mas, acima de tudo mostrar a importância da marca para a sociedade. “O papel da ética, da transparência e da responsabilidade corporativa foram de fato os assuntos que mais tocaram os presentes”. Ele se coloca a disposição dos empresários da região para novos eventos que tratem sobre este tema.

 

Autor(a): Ilton Piram
Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter
| Próxima > Última >>

Página 1 de 59
Ir para a página:
Amvali