Notícias

640 notícias no site
Mostrando 10 por página
VEREADORES DA AVEVI APOIAM A UNIFICAÇÃO DAS ELEIÇÕES PARA 2022
28/05/2020

Os vereadores da Avevi realizaram vídeo conferência nesta quarta-feira (27) e decidiram apoiar a proposta já encaminhada pela União dos Vereadores de Santa Catarina – UVESC e União dos Vereadores do Brasil – UVB, além da Confederação Nacional de Municípios, para o Congresso Nacional, solicitando a unificação das Eleições para o ano de 2022. Os vereadores, na sua maioria, justificaram que esta proposta está sendo respaldada pelo desejo popular que não vê condições de realizar a eleição neste ano. Os vereadores entendem também que os valores gastos com a eleição poderiam servir para manter o equilíbrio nas contas públicas. Os vereadores mantiveram também a posição de acabar com o Fundo Eleitoral.

Minutos depois, o tema foi discutido novamente em uma reunião estadual promovida pela UVESC com representantes de todas as associações do estado. O Presidente da Avevi, Giovanni Tonet representou os vereadores da região. O Superintendente no exercício da Presidência da UVESC, Ilmar Dalla Costa, foi o responsável pela coordenação da reunião estadual. Ele citou a enquete feita pela entidade que perguntou - A UVESC quer saber qual é a sua opinião sobre a unificação das Eleições para 2022. Você concorda? 83% dos participantes disseram que concordam.

Ele comentou que “a unificação das eleições que estende os mandatos de vereadores e prefeitos até 2022, permitirá que a partir daquele ano, possam ser escolhidos de presidente a vereador, uma forma de eliminar gastos relativos aos processos eleitorais municipais realizados de forma isolada. O dinheiro economizado poderia ser empregado em outras áreas, como educação, segurança pública e principalmente na saúde”.

Um modelo de moção está sendo encaminhada para todas as câmaras de vereadores do estado que queiram se manifestar a favor do adiamento das eleições e também à unificação das eleições no Brasil. As moções depois de aprovadas nas câmaras devem ser encaminhadas para a UVESC que remeterá para os Presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, para Deputados Federais e Senadores e ao Presidente do Superior Tribunal Eleitoral.

O encontro estadual contou também com a participação do Professor e Advogado Dr. Antônio Augusto Mayer Dos Santos - Especialista em Direito Eleitoral. Ele falou para os participantes sobre a “Atuação dos vereadores no mandato e na campanha eleitoral em tempo de coronavírus”.

 

Autor(a): Ilton
Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter
GIOVANNI TONET VAI PRESIDIR A AVEVI ATÉ O FINAL DO ANO
22/05/2020

A Avevi - Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu realizou nesta quarta-feira (20), Assembleia Geral para eleger novos membros da diretoria da entidade que vão completar o mandato até o final deste ano. Esta eleição precisou ser feita em face da vacância de todos os cargos da diretoria e do conselho fiscal. Todos os membros solicitaram suas desincompatibilizações, atendendo a Lei Eleitoral.

No início da assembleia os associados aprovaram a resolução que estabeleceu o funcionamento do encontro mediante a modalidade de deliberação remota durante a emergência de saúde pública relacionada à pandemia do COVID-19 e assemelhados.

No momento da eleição, constatou-se que a grande maioria dos atuais vereadores não poderão participar por serem candidatos nas Eleições 2020, foram então consultados os ex-vereadores, dois deles aceitaram participar da diretoria para completar o mandato e foram eleitos por aclamação.

Para presidente foi eleito e empossado Giovanni Sidney Tonet, ex-vereador e atual suplente da câmara de Massaranduba, para tesoureiro foi eleito e empossado João Carlos Gottardi, ex-vereador e atual prefeito de Corupá.

O presidente eleito manifestou a sua satisfação em assumir a presidência da Avevi por mais um período e conclamou os associados a unirem esforços dessa maneira fortalecendo a entidade.

 

Autor(a): Ilton
Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter
ESCOLA DO LEGISLATIVO DA AVEVI ESTÁ OFERECENDO CURSO DE LIBRAS ONLINE
14/04/2020

A Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu - Avevi com a sua Escola do Legislativo Vereador Marcos Mannes está oferecendo gratuitamente a partir desta terça-feira (14) um Curso de Libras online, com a professora Clery Dreher, contratada pela entidade para atuar nas câmaras como interprete da língua brasileira de sinais. Todos os interessados em aprender libras podem acessar a página da Avevi no facebook.com/avevivereadores ou no youtube.com/aveviorgbr e acompanhar as aulas. A primeira aula já foi postada.

“No planejamento feito pela escola, no início do ano, ficou definido que este curso seria presencial nas câmaras associadas, mas devido ao Coronavirus, decidimos, com o apoio da profissional contratada, disponibilizar online”, destacou o vereador Arlindo Rincos, idealizador do evento e que presidiu a entidade até sua desincompatibilização no final do mês de março. Ele reforçou que todos os vereadores, servidores públicos e todos que diretamente atendem estas pessoas surdas deveriam fazer o curso.
O vereador lembrou a participação do Presidente da Associação dos Surdos de Jaraguá do Sul, Paulo Sérgio Praxedes do Monte Araújo, numa sessão da Câmara de Jaraguá do Sul, que no seu pronunciamento apresentou algumas demandas dos associados para o setor público. “Eles pedem que os atendentes dos mais diversos setores tenham acesso a Libras para que compreendam melhor este público”.
Os vereadores mirins da região também deverão ser beneficiados com estas orientações sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras. Os outros eventos que estavam programados pela Avevi para serem realizados neste primeiro semestre do ano, continuam sem data para serem realizados.

Autor(a): Ilton
Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter
PRÉ CANDIDATOS PARTICIPAM DO CURSO DE PLANEJAMENTO DA AVEVI
05/03/2020

A Escola do Legislativo da Avevi – Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu realizou nesta quarta-feira (04 de março), no auditório da Universidade Católica SC de Jaraguá do Sul, o curso sobre Planejamento de Campanha. Mais de 60 pré candidatos, vereadores e filiados de partidos participaram do treinamento com a palestrante Elga Mara Teixeira Lopes, Diretora da Secretaria de Transparência do Senado Federal e responsável pelo Instituto de Pesquisa de Opinião DataSenado.

Foram repassadas informações atualizadas sobre o atual cenário político e eleitoral com dados de pesquisas feitas pelo Senado Federal. Dentre estas pesquisas a que perguntou: Nos últimos doze meses, você diria que o Brasil ficou ou não ficou dividido por causa da política? 86% das respostas foram de que ficou. E para o futuro do Brasil, o que você acha dessa divisão? Para 53% das pessoas vai trazer prejuízos.
Segundo a palestrante o candidato a vereador precisa aplicar sua própria pesquisa qualitativa e estudar os dados. ”Na pré-campanha é preciso priorizar a análise do contexto, e como fazer esse trabalho passo a passo? Defina suas forças; Determine suas fraquezas; Liste as oportunidades; Enumere as ameaças”, orientou a palestrante. Falando para os novos candidatos disse que precisam mostrar o que já fizeram pelo coletivo. Para ela os atributos ideais do candidato são; Capacidade de escuta; Coerência; Senso de humor; Flexibilidade e Honestidade.
Elga Lopes falou também do uso das redes sociais e meios de comunicação nas campanhas eleitorais. Ela apresentou dados de pesquisa recente do DataSenado que perguntou: Em geral, o quanto você acha que o conteúdo nas redes sociais influencia a opinião das pessoas? Influencia muito para: 76% das pessoas com até o ensino fundamental incompleto influencia muito; 75% das pessoas quem tem o ensino fundamental completo e médio incompleto. 85% de quem têm o ensino médio completo e 90% para quem tem o ensino superior incompleto ou mais.
Os participantes elogiaram a iniciativa da Escola do Legislativo da Avevi de preparar, com bons cursos e palestra, os interessados em participar do pleito eleitoral deste ano. O presidente da instituição, vereador Arlindo Rincos de Jaraguá do Sul, aproveitou a oportunidade para anunciar que esta preparação continua com mais dois eventos, uma nova palestra sobre Lei Eleitoral e mais um curso sobre oratória e técnicas de apresentação. “O momento de todos os interessados em participar da eleição deste ano é de preparação, de buscar orientações, e a Avevi quer contribuir, realizando estes cursos e palestras”. O presidente agradeceu o apoio da Universidade Católica SC e da ABEL – Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas.

Autor(a): Ilton
Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter
AVEVI PARTICIPA DA COLETIVA COM A IMPRENSA SOBRE O COMBATE AO MARUIM
21/02/2020

O vereador Eugênio Juraszek de Jaraguá do Sul representou a Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu – Avevi na coletiva com a imprensa nesta quarta-feira na AMVALI. Na apresentação do histórico de atividades desenvolvidas no combate ao mosquito maruim foram destacados os principais parceiros, dentre eles a Avevi junto com todos os vereadores.  O objetivo desta ação sempre foi de amenizar a infestação deste inseto para oferecer uma melhor qualidade de vida e saúde aos agricultores e toda a população afetada, incentivar economia nos municípios, principalmente no incentivo ao turismo rural.

A partir do ano de 2018, através do CIGAMVALI, foi iniciado um Programa de Pesquisa dentro do consórcio com recursos financeiros dos municípios para colocar em pratica a pesquisa e os estudos feitos ao longo dos anos. Foram iniciados os testes a campo, onde o produto que foi desenvolvido pelos cientistas e pesquisadores começou a ser utilizado nas propriedades e análise e acompanhamento da sua eficácia;

Neste ano vai continuar a fase de testes em mais propriedades de acordo com as secretarias de agricultura, envolvidas no processo. Nas secretarias municipais são selecionadas as propriedades de testes em cada um dos oito municípios do programa. Foi informada a criação de um padrão para identificar cada cultivo em cada uma das propriedades selecionadas. Foi desenvolvido um método de aplicação em cada tipo de cultivo diferente: líquido, pó e outros. Esta área de testes foi ampliada nos últimos dias.

Os responsáveis pelo programa repassaram orientações importantes. Reforçaram que o programa está ainda em fase de teste; Não está sendo produzido o controle biológico em grande escala ainda; Não este sendo distribuído o produto para quem não esta na propriedade de teste; Não existe uma data definida para esta distribuição a população.

Fica o CIGAMVALI responsável para orientar a população em caso de dúvidas, o telefone para contato é o mesmo da Amvali - 3370-7933, no endereço Rua Artur Gumz, 88 - Vila Nova, Jaraguá do Sul – SC.

 

Autor(a): Ilton
Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter
VEREADORES RECEBEM INFORMAÇÃO DA CONTRATAÇÃO DE MAIS POLICIAIS PARA A REGIÃO
21/02/2020

Durante a assembléia da Avevi realizada em Schroeder, os vereadores comemoraram a informação repassada pelo Deputado Estadual Vicente Caropreso de que a Secretaria de Segurança do Estado estaria contratando mais policiais para a região, e também a instalação de mais câmeras de monitoramento. Segundo o deputado em audiência recente na secretaria foi garantido que serão 30 novos policiais para Jaraguá do Sul, e mais alguns (número ainda a ser definido) para a região. Estas contratações seriam realizadas a partir de novembro quando será formada uma nova turma. “Além disso, fizemos uma emenda de quase R$ 500 mil reais para compra de equipamentos para a polícia” informou. Caropreso colocou que algumas novas câmeras de monitora serão instaladas, as primeiras deverão atender o município de Guaramirim.

O presidente da Avevi, Arlindo Rincos, disse que os vereadores estão empenhados para sugerir e auxiliar nestas novas ações propostas na área de segurança, “as câmaras tem auxiliado também com a aprovação de repasse de recursos, das sobras dos orçamentos dos legislativos para compra de equipamentos”. A Avevi nas ultimas eleições entregou para os candidatos documentos apontando algumas prioridades para a região neste setor. No último documento foi sugerido o aumento do número de câmeras de monitoramento e a contratação de Policias Civis e Militar, garantindo em cada município o número mínimo recomendado para a segurança e investigações.
Para o presidente da Avevi, Arlindo Rincos, a informação, repassada pelo deputado atende as reivindicações feitas e tranquiliza os vereadores e a comunidade. “Temos uma preocupação permanente com a segurança, e apelamos sempre aos deputados e ao governo do estado mais policias e recursos para as polícias”(foto). A entidade que já promoveu um Seminário Regional de Segurança Pública juntamente com a Câmara de Barra Velha, está viabilizando a realização de um segundo seminário, que deverá acontecer em Corupá em data ser definida. “Conversamos com o presidente da câmara Lairton Muller, vamos realizar em parceria mais este evento com outras entidades do município, faremos agora o contato com os comandos das polícias”. Ele lembrou que no evento em Barra Velha foi redigido uma Carta de Intenções com propostas para o setor. O documento foi entregue para a secretaria e para o governador do estado.

Autor(a): Ilton
Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter
AVEVI OFERECE CURSO DE PLANEJAMENTO DE CAMPANHA PARA PRÉ-CANDIDATOS
21/02/2020

Como contextualizar a campanha no atual cenário político e eleitoral; Como está a cabeça do eleitor em 2020; Aprender técnicas de marketing político para construir a identidade eleitoral e definir o posicionamento político; Preparar equipe para atuar na comunicação eleitoral. Estes serão alguns temas do Curso de Planejamento de Campanha que será oferecido pela Escola do Legislativo da Avevi – Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu no dia 04 de março, às 08 horas, no auditório da Universidade Católica SC de Jaraguá do Sul.

A Diretora da Secretaria de Transparência do Senado Federal, responsável pelo Instituto de Pesquisa de Opinião DataSenado, Elga Mara Teixeira Lopes, será a palestrante. É formada em jornalismo e direito, cursou especialização em Inteligência Competitiva e Marketing pela Associação Francesa de Marketing e atua, desde 1992, no planejamento e execução de campanhas eleitorais, entre elas de Tasso Jereissati e Roseana Sarney.
O presidente da Avevi, vereador Arlindo Rincos de Jaraguá do Sul, quer contar com a participação de todos os participantes dos cursos para pré-candidatos que foram oferecidos pela entidade. “Além dos temas importantes já apresentados no curso que fizemos, agora temos que planejar nossa campanha com boas técnicas, por isso buscamos este próximo evento”. Disse que o curso é aberto ao público e pediu o apoio dos integrantes de partidos políticos para que informem da realização deste treinamento para as equipes de campanha. “A Avevi, nas últimas eleições municipais, tem realizado sempre estas formações, sempre visando à modernização e o fortalecimento do Poder Legislativo Municipal”.
Para a realização deste evento a Avevi conta novamente com o apoio da Universidade Católica SC, que vai oferecer o local, e da ABEL- Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas que viabilizou a palestrante.

Autor(a): Ilton
Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter
VEREADORES E DEPUTADOS QUEREM QUE O GOVERNO APRESSE AS OBRAS NAS RODOVIAS
17/02/2020

Vereadores e deputados que participaram da Assembleia Geral da Associação de Câmara e Vereadores do Vale do Itapocu – AVEVI realizada na sexta-feira (14), na Câmara Municipal de Schroeder, demonstraram muita insatisfação com os atrasos nas obras que são de responsabilidade dos governos estadual e federal. O principal assunto foi à demora na recuperação da SC 108, trecho que desmoronou há um ano e não tem prazo para que a obra seja concluída.

Na explanação do Deputado Estadual Vicente Caropreso, ele relatou as várias audiências em que participou com Governador Carlos Moisés, com Secretário da Defesa Civil Coronel João Batista e com Secretário da Infraestrutura Carlos Hassler, sempre solicitando prioridade no atendimento desta obra. “Nos manifestamos também na tribuna da assembléia, sempre solicitando a recuperação urgente da SC-108”. Caropreso informou que na semana passada esteve reunido com o novo Secretário de Infraestrutura Thiago Vieira, e encaminhou documento para o Governador Carlos Moisés, colocando sua insatisfação com a fraca atuação do governo. “Cobramos a criação de uma força tarefa e recebemos a informação que o secretário de infraestrutura vai falar com o da Defesa Civil para assumir a obra”.
Para o Deputado Federal Carlos Chiodini a situação da SC 108 é uma vergonha, para ele houve uma má condução nos trabalhos por falta de experiência deste governo. Disse que para acelerar a obra deveriam ser alocados recursos do estado. Outra preocupação do deputado é com as condições da empresa contratada, ele sugeriu que seja revisto o contrato. Falando sobre a duplicação da BR 280 entre Jaraguá do Sul e São Francisco do Sul, Chiodini colocou que está empenhado para que sejam colocados mais recursos para a obra. Segundo informações do DNIT – Unidade de Joinville, em documento enviado para a Avevi, foram solicitados R$ 370 milhões para este ano, e a obra foi contemplada com R$ 73 milhões. “Estamos pleiteando junto com a bancada mais R$ 100 milhões, queremos incluir no Orçamento Geral da União, e pedimos mais respeito à Santa Catarina”.
Os vereadores estarão empenhados junto com os deputados nesta força tarefa que inicia nesta semana para junto com os órgãos competentes definir novas ações para acelerar os trabalhos. Durante a assembleia os vereadores demonstraram suas preocupações também com a obra da duplicação do trecho urbano da BR 280, trabalhos que estão sendo realizados, mas é preciso, segundo os parlamentares, que o elevado no acesso a Massaranduba e a segunda ponte do portal sejam feitas ao mesmo tempo. Moradores de Guaramirim entregaram um abaixo assinado solicitando também um trevo no acesso aos Bairros Escolinha e Guamiranga. Alguns moradores sugeriram também um novo traçado para a SC 108, devido a dificuldade na execução da obra e os constantes deslizamentos, este novo trajeto passaria pela localidade de Ponta Comprida em Guaramirim. O projeto já estaria pronto.
Outra preocupação dos participantes desta assembleia foi com o inicio das atividades do CEDUP Guaramirim. O Gerente Regional de Educação Fernando Alflen estava no encontro e informou que a partir do mês de agosto deste ano começam as aulas das primeiras turmas nos cursos já definidos.
Na mesma assembléia tomaram posse os novos presidentes das câmaras no Conselho Consultivo da Avevi (foto), foi aprovado o Balanço Financeiro da entidade do ano de 2019 e apresentados os primeiros cursos e palestras que serão realizadas pela Escola do Legislativo.

Autor(a): Ilton
Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter
SURDOS AGRADECEM A AVEVI POR PODER ACOMPANHAR AS SESSÕES COM INTERPRETE DE LIBRAS
14/02/2020

O Presidente da Associação dos Surdos de Jaraguá do Sul, Paulo Sérgio Praxedes do Monte Araújo participou da sessão da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul nesta quinta-feira (13). Durante pronunciamento fez elogios a Avevi por disponibilizar a interprete de Libras durante as sessões. Assim se expressou o presidente; “o objetivo maior de eu estar aqui é fazer um agradecimento especial para a Avevi – Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu, representada pela pessoa do senhor Arlindo Rincos, pois, por meio da Avevi juntamente com o apoio da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, é que a comunidade surda tem acessibilidade nas sessões ordinárias de terças e quintas, com a contratação de intérprete de libras. Agora sim os surdos têm informações relevantes sobre os projetos de leis e sobre o que acontece em nossa cidade”. O presidente aproveitou também para apresentar algumas demandas dos associados para a gestão pública.

Em seguida o presidente da Avevi, vereador Arlindo Rincos, fez seu pronunciamento parabenizando os trabalhos desta associação e falou sobre esta ação da entidade em favor dos surdos.

Autor(a): Ilton
Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter
ASSEMBLEIA DE VEREADORES COM DEPUTADOS PARA ANALISAR A SITUAÇÃO DAS OBRAS EM RODOVIAS
13/02/2020

A Associação de Câmara e Vereadores do Vale do Itapocu – AVEVI convocou vereadores associados e convidou os deputados da região para assembleia desta sexta-feira, 14 de fevereiro, 15 horas na Câmara Municipal de Schroeder. Os parlamentares farão uma analise da situação das obras de responsabilidade dos governos estadual e federal e definir novos encaminhamentos para agilizar os trabalhos.

“Será mais uma ação dos vereadores que estão permanentemente mobilizados para buscar uma solução para está situação de calamidade pública que a região enfrenta por causa destes atrasos nas obras das rodovias”, destaca o presidente da Avevi, vereador Arlindo Rincos. Ele quer contar com a presença dos Deputados Vicente Caropreso, Carlos Chiodini e Fábio Schiochet, para ampliar a força política e levar estas demandas urgentes para os responsáveis.

Na ordem do dia da assembléia será feita também a posse do novo Conselho Consultivo da Avevi, formado pelos novos presidentes das câmaras, aprovação das contas de 2019, apresentação e aprovação de moções, e assuntos gerais.

 

Autor(a): Ilton
Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter
| Próxima > Última >>

Página 1 de 64
Ir para a página:
Amvali