Notícias

651 notícias no site
Mostrando 10 por página
PROMOTORES DA SEMANA DE ÉTICA E CIDADANIA DE MASSARANDUBA COMEMORAM OS RESULTADOS DO EVENTO
10/08/2020

A Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu – Avevi, através de sua Escola do Legislativo, com apoio da Coordenadoria Regional de Educação - CRE, Câmara Municipal de Massaranduba e das escolas General Rondon, Felipe Manke e Maria Konder Bornhausen de Massaranduba, realizaram de 03 a 07 de agosto a Semana de Ética e Cidadania para os alunos do ensino médio. Esta ação, este ano, foi realizada online. Foi produzido um vídeo destacando o tema e compartilhado com os estudantes. Como tarefa eles produziram, memes, frases e redações. Os melhores trabalhos serão publicados em um caderno especial que será produzido pela Avevi.

A coordenação, direção e as professoras que realizaram as palestras estão comemorando os resultados do evento. “Temos ótimas expectativas não só pela produção de materiais, mas principalmente pela elucidação e conscientização da importância dos temas abordados”, destacou a Profª Jaqueline Marquardt.
A Profª Esmenne dos Santos disse que semana nos fez desafiar a ensinar em tempos de pandemia, e fez os alunos a se reflexionarem sobre suas realidades e pensamentos. “Entender que a nossa sociedade se baseia no bem comum é princípio para uma sociedade justa e cidadã”.
A avaliação dos alunos através de depoimentos está sendo muito positiva. “Retrata muitas coisas que antes não entendíamos, e a atividade, nos faz pensar, ler, pesquisar sobre essas situações que estão em nosso dia a dia”, disse uma aluna Emeli Gabrieli Chiodini do segundo ano da Escola Maria Konder Bornhausen. Luise Slomecki do segundo ano da Escola Felipe Manke falou da importância da discussão deste tema, “principalmente por conta do que estamos vivendo nesse momento”. Luana Horzec, do terceiro ano da Escola General Rondon destaca que através deste projeto da Avevi, “nós jovens, podemos ampliar nossos conhecimentos e buscar soluções sobre o que somos no presente e quem seremos no futuro”.

Autor(a): Ilton
Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter
ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE MASSARANDUBA VÃO DEBATER ÉTICA/CIDADANIA NA PRIMEIRA SEMANA DE AGOSTO
31/07/2020

Estudantes do ensino médio das escolas General Rondon, Felipe Manke e Maria Konder Bornhausen de Massaranduba vão participar de 03 a 07 de agosto da Semana de Ética e Cidadania. O evento que estava programado para a última semana de julho foi adiado em vista das férias escolares, decretadas pela Secretaria Estadual de Educação.

A Escola do Legislativo da Avevi – Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu é a promotora desta atividade voltada à conscientização destes alunos sobre a importância destes temas. A ação cidadã tem o apoio da Coordenadoria Regional de Educação, Câmara Municipal de Massaranduba, direção e professores das escolas participantes.
Os estudantes terão acesso ao vídeo com as palestras sobre Ética na Vida e a Prática da Cidadania ministradas pelas professoras Esmenne Dos Santos e Jaqueline Marquardt, e durante a semana vão realizar algumas tarefas.
Dentre as atividades, os alunos do 1º ano deverão produzir MEMES que exemplifique o uso da ética e cidadania de forma correta em nosso cotidiano. Os alunos do 2º ano vão produzir frases e os do 3º ano farão uma redação sobre o tema. Os melhores trabalhos serão publicados no caderno do evento que será produzido pela Avevi.

Autor(a): Ilton
Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter
AVEVI SERÁ PARCEIRA DA OAB EM MAIS UM EVENTO DE FORMAÇÃO POLÍTICA
23/07/2020

Avevi será parceira da OAB em mais um evento de Formação Política

A Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu com a sua Escola do Legislativo Vereador Marcos Mannes será parceira da 23ª Subseção da OAB/SC em mais um evento de formação política que vai iniciar na próxima quarta-feira, dia 29 de julho. Desta vez as instituições vão oferecer o projeto ELEITOR CONSCIENTE que objetiva conscientizar o cidadão para a importância das próximas eleições.
Serão apresentados quatro módulos, através de lives, com os seguintes temas: Fake News na campanha eleitoral; Eleitor, Partido Político, Vereador, Prefeito e Vice; Formas de Fiscalização (cidadão); Os limites dos atos do candidato e do Diplomado.
A coordenação será da Comissão de Direito Eleitoral da OAB e terá a parceria também da Amvali.
Exerça sua cidadania de forma plena e contribua para o aprimoramento da nossa democracia.

Autor(a): Ilton
Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter
CONSULTOR JURÍDICO DA UNIÃO DO VEREADORES DO BRASIL VAI PALESTRAR PARA OS VEREADORES DA AVEVI
14/07/2020

O Advogado e Consultor Jurídico da União dos Vereadores do Brasil – UVB, André Camillo (foto) vai palestrar para os vereadores da Avevi nesta quinta-feira, 15 de julho, as 20:30 horas, sobre o adiamento das eleições. Como o evento será transmitido na página da entidade (facebook.com/avevivereadores) todos os interessados terão acesso ao conteúdo.

A proposta da palestra e repassar mais informações sobre a emenda constitucional aprovada pelo Congresso Nacional e já sancionada pelo Presidente da República que adia as eleições para novembro. Os participantes terão a oportunidade de se informar mais sobre esta nova lei eleitoral que traz mudanças significativas para as eleições deste ano.

Autor(a): Ilton
Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter
ESCOLA DO LEGISLATIVO DA AVEVI PROMOVE LIVE ESPECIAL PARA REGISTRAR OS 30 ANOS DO ECA
14/07/2020

A Escola do Legislativo Vereador Marcos Mannes da Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu – Avevi promoveu nesta segunda-feira (13) uma LIVE especial para registrar os 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. O evento contou com a participação do Coordenador Geral do Programa Interlegis do Senado Federal, Dr. Luiz Fernando Pires Machado. Ele fez algumas considerações sobre a Lei 8.069, sancionada em 13 de julho de 1990 e que dispõe sobre o estatuto. (O vídeo pode ser visto na página facebook.com/avevivereadores)

O presidente da Avevi Giovanni Tonet disse que o evento serviu para uma reflexão sobre a necessidade de defender e divulgar o ECA, e citou o artigo primeiro da lei que destaca a proteção integral à criança e adolescente. Tonet agradeceu a grande parceria que a entidade tem com o Interlegis. “Queremos agradecer toda equipe deste programa do Senado Federal que são grandes parceiros da nossa escola”.

O coordenador da escola, Prof. Francisco Schork escreveu um artigo com uma reflexão sobre os 30 anos do ECA, destacando que desde que foi sancionada a lei tivemos avanços em relação às políticas relacionadas à criança e ao adolescente, “contudo, há ainda muito a se fazer”.
A seguir a integra do artigo:

UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE OS 30 ANOS DO ECA
[Francisco H. Schork – Educador e Parapsicólogo e Coordenador da Escola do Legislativo da Avevi ]

Desde que sancionado, há 30 anos, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) tem mostrado avanços em relação às políticas relacionadas à criança e ao adolescente, contudo, há ainda muito a se fazer.
Não há dúvidas que cabe ao setor público a grande responsabilidade na execução de políticas que garantam aos que iniciam a vida, para que em seus primeiros anos tenham garantidos não apenas o direito de existir, como também serem considerados cidadãos plenos, o que significa poderem dispor na prática a oportunidade de crescerem e se desenvolverem em um ambiente salutar e digno, para livremente expressarem suas habilidades e no devido tempo contribuírem com o bem estar da sociedade.
Uma das formas mais evidentes de se fazer isso, de maneira plena, está na ação verdadeira de cuidar da vida desde muito antes do nascer efetivo, qual seja, ampliar cada vez mais programas de formação e informação adequada às mães gestantes.
É certo que cuidar da vida de seus membros é o bem mais precioso com o qual a sociedade pode e deve se preocupar, afinal, o ser humano é alguém que vai além de meras estatísticas ficando evidente que quando há investimento real nos cuidados com a maternidade e a paternidade responsável isso é algo que fortalece as bases de uma nação justa e equânime.
Ao lembrar os 30 anos do ECA vale fazer referência de que uma legião de agentes públicos e entes civis não tem medido esforços para que a promulgação desse importante documento saísse das mesas dos responsáveis diretos pela sua execução, para a realidade cotidiana da população, de modo especial a atenção aos mais vulneráveis.
Assim, fazemos aqui referência aos principais avanços obtidos desde a implantação do ECA em 1990, ao fato de que hoje já são 98,1% das crianças de 6 a 14 anos nas salas de aula.
De outra parte, quanto a educação secundária, os dados oficiais mostram que apenas 73% dos adolescentes de 15 a 17 anos que frequentam a escola concluem a formação do ensino médio.
E. Mais…Segundo o relatório recentemente publicado pelo PNE (Plano Nacional de Educação), atualmente 93,8% das crianças de 4 a 5 anos estão nas creches e escolas, embora, os objetivos estabelecidos para essa faixa etária, até 2016, era de que esse índice devesse ter alcançado 100%, isso mostrando que ainda parte da corrida em direção ao pódio carece de finalização.
Todavia, numa analise mais profunda dos dados publicados pelo PNE, se verifica que o grande problema que se tem na educação é como as desigualdades sociais interferem na vida de crianças e adolescentes, já que em relação as crianças com menos de 3 anos, nas classes mais abastadas, a taxa de matrícula nas creches atinge o patamar de 51%, enquanto que a taxa de matrícula de crianças pobres não supera 29,2%.
Creio que para que o ECA continue avançando uma estratégia valida será intensificar a realização de oficinas técnicas sobre a aplicabilidade dessa lei, assim desmistificando a ignorância que parcela de cidadãos ainda tem sobre o tema, por acharem que essa lei apenas garante direitos e não impõe responsabilidades, o que não passa de uma falácia e um erro que em nada contribui para a sua aplicabilidade.
Nossa mensagem final é que nesse momento de comemoração dos 30 Anos de promulgação do ECA, creio que vale refletir sobre algo muito importante e que está relacionado à importância da aplicabilidade da Lei, a sociedade refletir sobre o fato de que: “tudo o que for feito a partir do ECA o efeito será muito maior, se for feito, de modo especial, considerando desde o momento em que a mãe estiver gestando uma nova vida, já que é ali no santuário de seu ventre que são lançados os alicerces da personalidade desse novo ser, se deixando evidente que o quanto mais esse período da vida for considerada, mais saudável será o novo ser humano ao desembarcar neste mundo, por estar mais preparado para fazer frente aos desafios inerentes ao viver saudável, não apenas física, mas, mas também, mental e psico emocionalmente”.

Autor(a): Ilton
Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter
COORDENADORES E PROFESSORES GRAVAM VÍDEO PARA A SEMANA DE ÉTICA E CIDADANIA
09/07/2020

Os coordenadores e professores que estão preparando a Semana de Ética e Cidadania deste ano realizaram a gravação do vídeo nesta quarta-feira (08) na Escola de Educação Básica General Rondon, em Massaranduba. O evento que é promovido pela Escola do Legislativo da Avevi tem o apoio da Coordenadoria Regional de Educação e da direção e professores das escolas, será online, e vai atender primeiramente três escolas do município e depois será disponibilizado nas redes sócias.

O presidente da Avevi Giovanni Tonet e o Coordenador Regional de Educação - CRE Fernando Alflen estiveram na escola prestigiando a equipe que estava participando da atividade e também gravaram seus depoimentos sobre esta ação cidadã. Tonet agradeceu a contribuição de todos que estão envolvidos no projeto.
O Coordenador da Escola da Avevi, Francisco Schork, destacou que na palestra sobre o tema, as professoras Jaqueline Marquardt e Esmenne dos Santos, "tiveram um desempenho magistral na abordagem do assunto". Fez agradecimentos ao Diretor da Escola Evelasio Zanotti pelo apoio logístico para a realização do trabalho. Enalteceu também a participação da Interprete de Libras da Avevi, Cleri Dreher, que vai levar até os surdos o conteúdo desta semana.
O vídeo deverá ficar pronto na próxima semana e será então disponibilizado para as escolas. O evento será de 27 a 31 de julho. Os estudantes após assistirem o vídeo desenvolverão atividades didáticas como; Elaboração de frases, textos e materiais publicitários para posterior distribuição junto aos estudantes da rede estadual de educação de Massaranduba. Este material será também disponibilizado nas redes sociais.

Autor(a): Ilton
Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter
COORDENADORES E PROFESSORES GRAVAM VÍDEO PARA A SEMANA DE ÉTICA E CIDADANIA
09/07/2020

Os coordenadores e professores que estão preparando a Semana de Ética e Cidadania deste ano realizaram a gravação do vídeo nesta quarta-feira (08) na Escola de Educação Básica General Rondon, em Massaranduba. O evento que é promovido pela Escola do Legislativo da Avevi tem o apoio da Coordenadoria Regional de Educação e da direção e professores das escolas, será online, e vai atender primeiramente três escolas do município e depois será disponibilizado nas redes sócias.

O presidente da Avevi Giovanni Tonet e o Coordenador Regional de Educação - CRE Fernando Alflen estiveram na escola prestigiando a equipe que estava participando da atividade e também gravaram seus depoimentos sobre esta ação cidadã. Tonet agradeceu a contribuição de todos que estão envolvidos no projeto.
O Coordenador da Escola da Avevi, Francisco Schork, destacou que na palestra sobre o tema, as professoras Jaqueline Marquardt e Esmenne dos Santos, "tiveram um desempenho magistral na abordagem do assunto". Fez agradecimentos ao Diretor da Escola Evelasio Zanotti pelo apoio logístico para a realização do trabalho. Enalteceu também a participação da Interprete de Libras da Avevi, Cleri Dreher, que vai levar até os surdos o conteúdo desta semana.
O vídeo deverá ficar pronto na próxima semana e será então disponibilizado para as escolas. O evento será de 27 a 31 de julho. Os estudantes após assistirem o vídeo desenvolverão atividades didáticas como; Elaboração de frases, textos e materiais publicitários para posterior distribuição junto aos estudantes da rede estadual de educação de Massaranduba. Este material será também disponibilizado nas redes sociais.

Autor(a): Ilton
Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter
VEREADORES MIRINS DA AVEVI SÃO OS PRIMEIROS A PARTICIPAR DO JOGO DA CIDADANIA CATARINENSE
07/07/2020

As câmaras da região foram as primeiras que estabeleceram parceria com a Escola do Legislativo da Alesc para participar do Jogo da Cidadania Catarinense. O primeiro sorteio aconteceu nesta segunda-feira (06). Os números sorteados foram divulgados nas redes sociais da escola pela professora responsável Léa Medeiros.

A ideia deste jogo partiu da Escola do Legislativo de Pouso Alegre – MG e trabalha conceitos importantes para fixação dos direitos e deveres. Que apresenta elementos importantes para o exercício da cidadania, onde os números fazem referência às leis, direitos, tribunais, os três poderes entre outros. A cada número sorteado é apresentado a temática relacionada.
Os vereadores mirins receberam cartelas via online, vão acompanhar os sorteios e aprender mais sobre direitos políticos, direitos civis, direitos sociais, Estatuto da Criança e do Adolescente, Constituição Federal, Supremo Tribunal Federal e outros.
Os premiados receberão: A coleção completa da Constituição em Miúdos; Lei Maria da Penha em Miúdos; 1 Kit de Educação para a Cidadania; Sacola Ecobag com os materiais da Escola do Legislativo

Autor(a): Ilton
Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter
ROTEIRO DO VÍDEO DA SEMANA DE ÉTICA E CIDADANIA ESTÁ DEFINIDO
29/06/2020

A Escola do Legislativo da Avevi – Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu juntamente com a Coordenadoria Regional de Educação realizaram sexta-feira (26), na Escola General Cândido Rondon, reunião com os diretores e professores para definir o roteiro do vídeo da Semana de Ética e Cidadania, que neste ano atenderá três escolas de Massaranduba e depois ficará postado nas redes sociais da Avevi para que todos tenham acesso.

No início, o vídeo contará com a participação do Presidente da Avevi Giovanni Tonet, do Coordenador de Educação Fernando Alflen e dos supervisores do evento Francisco Schork e Leopoldo Diehl Filho, que vão apresentar o evento e a metodologia das atividades. Na sequência as professoras Esmenne Dos Santos e Jaqueline Marquardt, que se disponibilizaram a realizar as palestras, vão falar sobre Ética na Vida e a Prática da Cidadania.

As tarefas que serão realizadas pelos alunos, também vão ser repassadas pelas professoras que ficaram entusiasmadas com essa ação cidadã e já estão desenvolvendo os conteúdos para a gravação do vídeo. O professor Francisco H. Schork destaca que “o evento neste ano, por conta da pandemia terá uma nova configuração por ser totalmente online, um desafio que sem dúvida trará bons resultados”.

A Semana de Ética e Cidadania 2020 será realizada de 27 a 31 de julho nas escolas General Rondon, Felipe Manke e Maria Konder Bornhausen em Massaranduba.

 

Autor(a): Ilton
Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter
ESCOLAS DE MASSARANDUBA VÃO SEDIAR A SEMANA DE ÉTICA E CIDADANIA
23/06/2020

A Semana Interdisciplinar de Ética e Cidadania é um evento de cunho didático que é realizado pela Escola do Legislativo Vereador Marcos Mannes da Avevi. Neste ano o evento será online e primeiramente vai atender a três escolas do município de Massaranduba: General Rondon, Felipe Manke e Maria Konder Bornhausen, depois o vídeo ficará disponível para o público na página da entidade.

Em reunião realizada nesta segunda-feira (22), na Coordenadoria Regional de Educação – CRE, os diretores das escolas; Tânia Regina Ranghetti Deretti, Evelásio Zanotti e Laércio Rodolfo Guczak, receberam do representante da Avevi, Prof. Francisco Schork, informações do projeto. Foi apresentado também o formato do vídeo que será produzido com a participação das autoridades, com as palestras; “Ética na Vida” e “A prática da Cidadania” que ficarão a cargo dos professores das escolas escolhidas, e orientações sobre as tarefas dos alunos.
O coordenador regional de educação Fernando Alflen destacou a importância do evento. Lembrou que se trata de uma lei de iniciativa de alunas de Jaraguá do Sul que apresentaram o projeto durante a realização do Programa Jovem Parlamentar realizado em 2015. “Mesmo em novo formato o evento pretende orientar os estudantes sobre a importância do tema”. Alflen acrescentou que junto com o Supervisor de Ensino da CRE, Leopoldo Diehl Filho, estarão dando total apoio na realização do evento.
Informado das decisões da reunião, o presidente da Avevi, Giovanni Tonet comemorou que o evento neste ano atende a escolas do seu município. Para ele centrar palestras sobre estes conceitos estimula o jovem a participar efetivamente da vida de sua comunidade. Uma nova reunião com os coordenadores foi agendada para a próxima sexta-feira, 26 de junho, em Massaranduba, para a definição da programação.

Autor(a): Ilton
Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter
| Próxima > Última >>

Página 1 de 66
Ir para a página:
Amvali