Notícias

554 notícias no site
Mostrando 10 por página
AVEVI PROPÕE AUDIÊNCIA DO GOVERNADOR COM ASSOCIAÇÕES PARA EXPLICAR PROJETOS NA INFRAESTRUTURA
11/04/2019

Na condição de presidente da Associação de Câmara e Vereadores do Vale do Itapocu – Avevi, o vereador de Jaraguá do Sul Arlindo Rincos encaminhou documento para a União dos Vereadores de Santa Catarina – UVESC solicitando empenho da entidade maior do estado para promover uma audiência com o Governador do Estado Carlos Moisés da Silva e as associações regionais de vereadores para discutir o modelo de parceria que o Governo do Estado pretende implantar com as associações de municípios para a recuperação de rodovias.

O vereador entende que estas iniciativas do executivo devem ser debatidas em conjunto com o legislativo, porque só poderão ser realizadas com a aprovação dos vereadores e deputados. “Os parlamentares precisam de mais informações sobre esta proposta, que só foram discutidas somente com os executivos”. Ele está sugerindo que sejam convidados também para este encontro os deputados estaduais que são membros da Frente Parlamentar de Infraestrutura.

No mês passado a Avevi protocolou na casa civil do estado moção solicitando urgência nos reparos na SC 108 no local que está interditado em Guaramirim, reivindicou também a revitalização das SCs, 108, 110, 415 e trecho estadualizado da BR 280.  A entidade recebeu ofício do governo informando que na medida do possível estariam atendendo os pleitos. “Uma situação que muito nos preocupa porque todos os dias os vereadores são cobrados pelo estado deplorável destas vias estaduais, e nós estamos fazendo a nossa parte levando estas cobranças para o setor responsável” disse o presidente.

 

Autor(a): Ilton Piram
Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter
AVEVI REALIZA CURSO DE ORATÓRIA E COMUNICAÇÃO EFICAZ NA CÂMARA DE SCHROEDER
11/04/2019

A Associação de Câmara se vereadores do Vale do Itapocu – Avevi através da sua Escola do Legislativo ofereceu nesta quarta-feira (10), para os vereadores, vereadores mirins e servidores da Câmara Municipal de Schroeder “Curso de Oratória e Comunicação Eficaz”. O ministrante do tema foi o Prof. Francisco Herbert Schork, que atua na área de planejamento estratégico, orientação de carreira, oratória, e formação de líderes eficazes. Foi proporcionado para os participantes conhecimentos básicos indispensáveis que facilite a comunicação, com exercícios de oratória e de apresentação em público.

A instituição, desde sua reativação tem oferecido estes eventos para as câmaras associadas com o objetivo de melhorar a comunicação dos vereadores e das casas. São repassadas as melhores técnicas para ampliar a influencia dos associados. A próxima palestra com este tema deverá ser realizada na Câmara Municipal de São João do Itaperiú, e as outras câmaras associadas também estarão agendando o dia de receber curso de forma gratuita.

 

Autor(a): Ilton Piram
Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter
RECURSOS HÍDRICOS E RESÍDUOS SÓLIDOS NA PAUTA DA PRÓXIMA ASSEMBLEIA DA AVEVI EM MASSARANDUBA
04/04/2019

A Diretoria Executiva da Associação de Câmara e Vereadores do Vale do Itapocu – Avevi está convocando todos os vereadores associados, para participarem da assembleia geral ordinária da entidade, que será realizada no dia 17 de Abril de 2019, às 19 horas, tendo como local a Câmara Municipal de Massaranduba. 

Na ordem do dia, os vereadores estarão recebendo os técnicos da Amvali que farão uma apresentação sobre o Panorama das Águas e a Segurança Hídrica da Bacia do Itapocu. Segundo o presidente da entidade, vereador Arlindo Rincos o tema deve ter uma atenção especial dos vereadores, e os técnicos estão se propondo a auxiliar com informações importantes que serão repassadas nesta apresentação. 
Outro tema que continua sendo amplamente debatido pelos vereadores é a destinação correta dos resíduos sólidos (lixo). A entidade que já promoveu visitas a aterros sanitários, usinas, consórcios e realizou diagnóstico sobre como é feita a destinação do lixo doméstico e urbano nos municípios da região, quer continuar propondo ações que desenvolvam programas de educação permanente sobre reciclagem de lixo, objetivando um melhor tratamento, sem danificar o meio ambiente, e diminuir custos para os municípios. Neste evento os vereadores estarão acompanhando uma exposição da Nova Gestão de Resíduos Sólidos do Município de Massaranduba, que segundo o prefeito daquela cidade, Armindo Sésar Tassi, está obtendo resultados positivos. 
O presidente Arlindo Rincos está propondo também que nesta assembleia, os vereadores coloquem em discussão assuntos de interesse da Avevi e seus associados. Abrirá um espaço também para que sejam apresentadas moções de interesse regional.

Autor(a): Ilton Piram
Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter
AVEVI REALIZA PALESTRA SOBRE A INTERDEPENDÊNCIA DOS PODERES E CONFIRMA CURSO PARA CANDIDATOS
28/03/2019

A Escola do Legislativo da Avevi realizou nesta quinta-feira (28), na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul a palestra com o Procurador Geral da Câmara Municipal de Florianópolis, Dr. Bruno Bartelle Basso sobre a interdependência entre os poderes. Vereadores e servidores das câmaras de todo a região participaram desta formação com tema que diariamente está presente nas discussões entre o executivo, legislativo e judiciário.

O ministrante disse que a ideia foi passar para os participantes que quanto mais se estabelecer a cultura de diálogo menor será a intervenção entre os poderes. Ele destacou também a necessidade da transparência para que haja o efetivo controle social, “a população quer saber, ela vai passar a não controlar tanto a partir do momento que puder ter certeza das boas ações dos governantes”. Para o procurador “não podemos ter poderes enfraquecidos e nem superpoderes, que seja observado o artigo segundo da constituição que fala da independência, mas acima de tudo da harmonia”.    

O presidente da Avevi, vereador Arlindo Rincos fez uma avaliação muito positiva da palestra que repassou orientações importantes para vereadores e servidores sobre a boa relação que deve ser mantida entre o legislativo, executivo e judiciário. “Estamos oferecendo está qualificação, capacitando os parlamentares para que possamos desempenhar com qualidade nossos trabalhos”.  O vereador aproveitou para confirmar para os associados e comunidade a realização do curso de formação política para os candidatos a vereadores na eleição do próximo ano. “Nosso projeto foi aprovado pela Assembleia Legislativa, teremos mais uma vez a parceria da Escola do Legislativo Deputado Licio Mauro da Silveira, e vamos realizar o curso de julho a novembro deste ano”. As inscrições deverão ser abertas em junho, nos próximos dias a entidade deverá divulgar mais informações.

 

Fotos - Gerência de Comunicação CMJS

 

Autor(a): Ilton Piram
Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter
AVEVI PRESTA HOMENAGEM PARA BOMBEIROS QUE ATUARAM EM BRUMADINHO
21/03/2019

A Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu – Avevi – prestou homenagem nesta terça-feira (19) para os Bombeiros Voluntários, unidade 43, de São João do Itaperiú, que estiveram trabalhando no resgate as vitimas em Brumadinho - MG. Junto com o legislativo local foi entregue a Moção de Louvor proposta pelo vereador Joel João Rocha, aprovada na última assembleia dos vereadores. 

O vereador que é membro da diretoria da Avevi representou a entidade na sessão de homenagem. Na moção os parlamentares reconhecem o esforço e a disponibilidade dos valorosos bombeiros que se solidarizaram com a dor do povo de Brumadinho, em Minas Gerais, “com tal gesto mostrando que é nas horas de dor e de tragédia que a alma humana mais se sensibiliza com os que sofrem, assim tal ação servindo como um lenitivo para a dor que nossos irmãos mineiros passam”.
A corporação foi representada pelo Sub Comandante Erivelton José Azevedo, que esteve em Brumadinho participando dos trabalhos de buscas e resgates. “Esta moção de louvor é dedicada a todos que perderam seus entes queridos nesta grande tragédia em Minas Gerais, e também a todos os Bombeiros Voluntários de São João do Itaperiú que não puderam ir até a cidade de Brumadinho, porém estavam sempre dando suporte à equipe, grande conquista e reconhecimento para nossa pequena corporação, que esteve lá, e representou todo nosso Estado” pronunciou-se o sub comandante.
Ele disse também que é grande a alegria em contribuir com a comunidade e ajudar ao próximo sempre e onde precisar. “O Corpo de Bombeiros Voluntários de São João do Itaperiú, estará sempre a disposição, pois para nós sua vida é muito importante.”

Autor(a): Ilton Piram
Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter
ASSOCIAÇÃO DE VEREADORES SE UNE AOS PRODUTORES DE ARROZ NOS PLEITOS AO EXECUTIVO ESTADUAL E FEDERAL
21/03/2019

A Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu – AVEVI, unida a ARINCA (Associação dos Rizicultores do Litoral Norte Catarinense) e Sindarroz/SC – Sindicato da Indústria de Arroz no Estado de Santa Catarina estão encaminhando novos pleitos para o Governo do Estado e ao Ministério da Agricultura a favor do fortalecimento de toda cadeia produtiva. Nesta terça-feira (19) a Avevi foi representada pelos vereadores Sandro Jarozinski, autor da Moção de Apoio para estes produtores, e pelo presidente da Câmara Municipal de Massaranduba, vereador Ilmar Saplinski, na reunião com o Presidente do Sindarroz Silvério Orzechowski e com o Presidente da ARINCA e da Cooperativa Juriti Orlando Giovanella.

O vereador Sandro Jaroziski destacou que a Avevi está se colocando mais uma vez do lado dos produtores de arroz para melhorar o desempenho deste setor de muita representatividade na região. O vereador Ilmar Saplisnki também colocou sua preocupação com os produtores e espera a compreensão do governo aos pedidos que estão sendo encaminhados. Orlando Giovanella agradeceu todos os vereadores envolvidos nesta nova ação em favor da rizicultura, que segundo ele passa por uma situação que está se agravando. Ele pediu apoio de toda classe política. 
Silvério Orzechowski do Sindarroz falou dos encaminhamentos que estão sendo feitos junto aos governos estadual e federal. No Governo do Estado pede-se a manutenção do atual status tributário para arroz, farinha de arroz e para os defensivos agrícolas. E propor, juntamente com o Governador Estado do Rio Grande do Sul, o fim da guerra fiscal sobre a comercialização de arroz, criando alíquota única para todos os Estados Brasileiros e entre os países do MERCOSUL, independentemente de seu percentual.
Para o Ministério da Agricultura, entre os pleitos está a solicitação da abertura comercial efetiva no âmbito do Mercosul, que possibilite ao produtor não só o catarinense, mas também a nacional, acessar insumos – principalmente defensivos – equipamentos e máquinas agrícolas em igual condições com os parceiros do bloco. Os rizicultores pedem também o apoio a reforma tributária, voltado para a uniformização das alíquotas do ICMS para produtos da cesta básica, de forma a eliminar a guerra, entre os Estados Federados, e promover competitividade dos produtos nacionais com o produto importado do Mercosul. A revisão do valor do preço mínimo do arroz e apoio na implantação de um valor para cobrir os custos de produção.
O presidente do Sindarroz solicitou a participação dos deputados e senadores na Câmara Setorial do Arroz em Brasília. Disse que tem notado a presença dos representantes do Rio Grande do Sul e infelizmente não vê a participação dos catarinenses. 
Os vereadores associados da Avevi estão solicitando o apoio dos deputados estaduais e federais e senadores. A entidade pretende realizar no próximo mês de abril um encontro com o Fórum Parlamentar Catarinense para expor toda esta situação que preocupa os produtores de arroz e apresentar também outras demandas da região.

Autor(a): Ilton Piram
Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter
AVEVI PRESTIGIA POSSE DOS VEREADORES MIRINS DE 2019
14/03/2019

A Escola do Legislativo da Avevi continua com o seu compromisso de acompanhar, apoiar e oferecer seus serviços para o fortalecimento dos programas de vereadores mirins das câmaras associadas.  Segundo o presidente da instituição, vereador de Jaraguá do Sul, Arlindo Rincos, durante os meses de fevereiro e março, a entidade, representada por membros da sua diretoria e assessoria, participou das sessões de diplomação e posse dos parlamentares desta legislatura. No próximo mês de abril a escola oferecerá cursos de comunicação e oratória, as câmaras interessadas já estão procurando a Avevi para o agendamento. No mês de junho a entidade vai promover o Encontro Regional de Vereadores Mirins em parceria com a Escola do Legislativo da Alesc, no município de Schroeder.

Nesta quarta-feira (13), o presidente da Avevi, Arlindo Rincos, prestigiou a posse dos vereadores mirins de Jaraguá do Sul. A cerimônia no plenário da Câmara foi conduzida pela vereadora mirim Júlia Helena Grützmacher e contou com a presença de autoridades locais e familiares dos estudantes empossados. Esta é a 10ª legislatura. O objetivo do programa é promover a interação com estudantes da rede pública e particular de ensino, permitindo a compreensão do papel do Legislativo Municipal dentro do contexto social em que vive.

 

Autor(a): Ilton Piram
Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter
AVEVI APOIA FECHAMENTO DE RUA EM GUARAMIRIM PEDINDO ATENÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO PARA A SC 108
14/03/2019
O presidente da Avevi, Arlindo Rincos, representou os vereadores da região, na tarde desta quarta-feira (13 )no fechamento da Avenida Izídio Carlos Peixer no Bairro Ilha da Figueira em Guaramirim para pedir a atenção do governo do estado para a SC 108 que continua interditada por causa de deslizamento em parte da via nas proximidades da Vila Freitas. A iniciativa da manifestação foi do prefeito Luiz Antônio Chiodini apoiado pela Avevi.
O vereador disse que a Avevi já havia se manifestado para o governo quando encaminhou moção pedindo agilidade no concerto da via e nada foi feito. “Por isso estamos apoiando esta manifestação para chamar atenção para a prioridade que merece esta obra de recuperação desta rodovia”, disse o presidente.
Autor(a): Ilton Piram
Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter
ESCOLA DO LEGISLATIVO DA AVEVI REALIZA PALESTRA SOBRE A INTERDEPENDÊNCIA ENTRE OS PODERES
14/03/2019

A Escola do Legislativo Vereador Marcos Mannes da Avevi – Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu vai promover no dia 28 de março, às 09h30min na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, palestra com o tema “Controle de Constitucionalidade e Ativismo Judicial: os limites de atuação do Legislativo e do Judiciário no cenário de interdependência entre os Poderes”, com o Procurador Geral da Câmara Municipal de Florianópolis, Dr. Bruno Bartelle Basso.

O tema, segundo o ministrante, é importantíssimo para vida democrática do país. “Tá presente em todas as discussões entre o executivo, legislativo e judiciário”. Formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, especialista em Direito Processual e mestrando Direito Constitucional e Processual Tributário na PUC-SP, Dr. Bruno Basso, disse que de certa forma saber mais sobre os limites de atuação destes poderes muda a vida dos cidadãos. 
Para o presidente da Avevi, Arlindo Rincos, vereador de Jaraguá do Sul, o tema escolhido para esta palestra atende o que a escola estabelece que é de oferecer boas palestras com temas importantes. “A Escola do Legislativo da Avevi está se destacando na realização de cursos e palestras, com ótimos palestrantes, atendendo sempre as sugestões dos associados”. O parlamentar lembra que todos os eventos da entidade são gratuitos. Ele aproveitou para convidar todos os Vereadores, Procuradores Jurídicos, Consultores Legislativos, servidores das Câmaras Municipais e demais interessados

Autor(a): Ilton Piram
Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter
ESCOLA DO LEGISLATIVO DA AVEVI INICIA AS TRATATIVAS PARA O CURSO PARA CANDIDATOS A VEREADORES
04/03/2019

A Escola do Legislativo Vereador Marcos Mannes, da Avevi, iniciou as tratativas com a Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina - Alesc para realização do curso de formação para os interessados em se candidatar a vereador nas eleições de 2019. O projeto foi entregue para a nova presidente da escola, deputada Marlene Fengler, pelo presidente da Avevi, vereador de Jaraguá do Sul, Arlindo Rincos, na sua ida à capital do estado na semana passada.  

O objetivo, segundo o presidente é novamente, como já aconteceu nos anos de 2012 e 2015, realizar em parceria com a Alesc este curso e oportunizar para os candidatos a vereador e agentes políticos e comunitários, formação que lhes proporcionem conhecer sobre o real papel do legislador municipal. “Nós sempre tivemos uma grande parceria da Escola da Alesc nos cursos de formação que realizamos, esperamos contar novamente com o apoio”.

A formação seria no mesmo formato que os anteriores, com uma carga horária de 36 horas e no seu conteúdo programático aulas de: Ética e Transparência na Política; Comunicação e oratória; Políticas Públicas; Funções legais ao exercício do mandato do vereador; Processo Legislativo; Lei Orgânica e Regimento Interno; Comissões Permanentes, entre outras.

A deputada Marlene Fengler recebeu a proposta no dia em que foi nomeada presidente da escola. É a primeira vez que uma mulher assume a presidência da instituição, considerada o braço pedagógico da Assembleia Legislativa. Na visão da deputada, a Escola do Legislativo tem uma função extremamente importante porque dá uma contribuição real para a sociedade, capacitando servidores, criando oportunidades de qualificação para os cidadãos por meio de cursos a distância e presenciais.

 

Visita para o presidente Julio Garcia e deputado Caropreso

 

O presidente da Avevi Arlindo Rincos, acompanhado do vereador de Jaraguá do Sul Ronaldo de Souza, o Magal, visitaram também o presidente da Assembleia Legislativa deputado Júlio Garcia e o Deputado Dr. Vicente Caropreso. Os vereadores foram apurar a situação financeira do Estado e o possível atraso de salário do funcionalismo público alardeado nos meios de comunicação. Segundo Rincos, os deputados o tranquilizaram e disseram que a receita do governo deve crescer neste ano, garantindo o pagamento em dia dos ordenados. Os deputados também afirmaram que, com a economia realizada na Alesc e em outros órgãos do estado, o caixa do governo deve ficar em ordem.

 

 

Autor(a): Ilton Piram
Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter
| Próxima > Última >>

Página 1 de 56
Ir para a página:
Amvali