Notícias

592 notícias no site
Mostrando 10 por página
CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES POLÍTICOS - OAB JARAGUÁ DO SUL/AVEVI
31/07/2019

CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES POLÍTICOS - OAB JARAGUÁ DO SUL/AVEVI

Mais informações e inscrições pelo site: https://www.sympla.com.br/curso-de-formacao-de-agentes-poli…

A OAB de Jaraguá do Sul, em parceria com a AVEVI, oferece o “Curso de Formação de Agentes Políticos”. É um evento de preparação para futuros candidatos de 2020 e de aperfeiçoamento para todos que tenham interesse em aprender sobre o Direito Público Municipal e Processo Legislativo. É um evento gratuito e aberto ao público em geral, servidores públicos e agentes políticos.

O Curso será realizado entre os dias 21/08 à 04/12/2019, no Auditório do Centro Universitário Católica de SC.

O curso terá início com uma Palestra sobre Combate à Corrupção com o Dr. Ricardo Viviani de Souza, Promotor de Justiça da Moralidade Pública da Comarca de Jaraguá do Sul.

 

Autor(a): Ilton Piram
Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter
ESCOLAS DA AVEVI E ALESC OFERECEM DUAS PALESTRAS SOBRE COMUNICAÇÃO E MÍDIAS SOCIAIS
31/07/2019

As Escolas do Legislativo da Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu – Avevi e da Assembleia Legislativa de Santa Catarina - Alesc vão realizar nesta quarta e quinta-feira, dias 31 de julho e 01 de Agosto, duas palestras sobre “Comunicação e Mídias Sociais como Ferramenta para Otimização do Mandato Parlamentar”, no auditório da Universidade Católica SC, a partir das 19 horas. Os eventos estão incluídos dentro do curso Legislativo em Ação – Noções Políticas no Parlamento que está sendo oferecido para pré-candidatos a vereador (a), atuais vereadores, servidores, agentes públicos e políticos e demais interessados.

O palestrante será Jussiê Sedrez Chaves com formação acadêmica e experiência profissional. É servidor efetivo da Diretoria de Comunicação Social da Alesc, gestor do Núcleo de Comunicação da Escola do Legislativo. Ele estará orientando os participantes sobre a importância das mídias; Comunicação Parlamentar; Público On Line: Fecebook e Whatsapp como recursos de comunicação; Produção de Conteúdo Web – Vídeo, Foto e Texto Básico.
O curso, que tem o apoio do Centro Universitário Católica SC, já realizou quatro aulas com orientações sobre a estrutura e organização do Poder Legislativo, funções do parlamento, marcos regulatórios (Leis Orgânicas e Regimentos Internos) e sessões legislativas. Os participantes terão mais quatro aulas, estas duas sobre comunicação e mídias sociais e depois sobre políticas públicas. Na sequência serão convidados para participar das palestras com a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Jaraguá do Sul em parceria com a Avevi.

Autor(a): Ilton Piram
Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter
ESCOLA TERESA RAMOS DIVULGA UM CADERNO ESPECIAL SOBRE A SEMANA DE ÉTICA E CIDADANIA
31/07/2019

A direção, professores e alunos da Escola Teresa Ramos de Corupá que receberam no mês de junho a Semana de Ética e Cidadania elaboraram e estão divulgando um caderno especial sobre o evento. São 35 páginas com depoimentos, reportagens e imagens dos cartazes, das palestras e dos debates. O caderno foi lançado oficialmente na câmara de Corupá e entregue para os vereadores que prestaram apoio importante para a realização do evento. 

A Avevi, idealizadora da semana, recebeu o relatório durante a última assembléia realizada na semana passada. O presidente da câmara daquele município, vereador Lairton Hartmann Muller, foi quem fez a entrega (foto). Ele novamente destacou o empenho de todos para que o evento fosse realizado. Para o presidente da Avevi Arlindo Rincos a participação de todos foi generosa e agregaram voluntariamente ao projeto. 
“Com destaque aqui ao presidente da Câmara Municipal de Corupá, vereador Lairton Hartmann Müller, vereadoras e vereadores do município, o Gerente Regional de Educação Prof. Fernando Alflen. Aos palestrantes, professora Edicléia Ferreira Bueno Greczoski e o vereador de Barra Velha Thiago Pinheiro, nosso agradecimento especial” enalteceu o presidente.

 

Autor(a): Ilton Piram
Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter
AVEVI E CÂMARA DOS DEPUTADOS COMEÇAM O TRABALHO DE INSTALAÇÃO DE TV E RÁDIO PARA AS CÂMARAS
31/07/2019

Na assembléia geral da Avevi realizada nesta quinta-feira (25) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, que contou com a participação do Deputado federal Fabio Schiochet, ficou definido que as câmaras da região juntamente com a Câmara dos Deputados vão dar início ao projeto de instalação de uma TV Aberta e uma Rádio Legislativa. 

O deputado, que também responde pela secretaria de comunicação da Câmara dos Deputados informou aos vereadores que está liberando estes dois canais para a região e vai se empenhar na liberação dos recursos para diminuir os custos do projeto. Schiochet ressaltou a importância de ele ocupar um cargo de destaque dentro da Câmara dos Deputados e junto com o presidente Rodrigo Maia estão dando uma atenção especial as Casas Legislativas interessadas em ampliar seus canais de comunicação. “É a primeira vez que um deputado da região ocupa esta secretaria e estamos nos dedicando para que as câmaras daqui sejam contempladas com esta TV e a Rádio”
O presidente da Avevi, vereador Arlindo Rincos, destacou o interesse demonstrado pelas câmaras associadas. “Os presidentes foram unânimes na aprovação, e vamos nos esforçar muito para que esta TV e Rádio sejam instaladas na região”. Ele determinou o inicio dos trabalhos na elaboração do projeto e quer que a primeira fase esteja concluída em quinze dias. “Vamos reunir novamente os presidentes das câmaras com o deputado, possivelmente no dia 09 de Agosto, para apresentarmos esta primeira etapa do projeto” acrescentou o vereador. 
O Presidente da Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, vereador Marcelindo Gruner, que foi o anfitrião desta assembléia, está entusiasmado com a possibilidade de execução de um projeto tão arrojado e pioneiro como este para a região. Ressaltou que com a participação do Deputado Federal Fabio Schiochet será possível viabilizar o financiamento e ajuda de custo para este empreendimento. “A criação de um sistema de comunicação de TV e Rádio voltado para as transmissões das sessões e divulgação dos nossos trabalhos fortalece os legislativos e os vereadores”, comemorou o presidente.

Autor(a): Ilton Piram
Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter
VEREADORES QUEREM A REALIZAÇÃO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS DA SC 108
31/07/2019

Durante a Assembleia Geral da Avevi realizada nesta quinta-feira (25) na Câmara de Jaraguá do Sul os vereadores voltaram a comentar a situação da Rodovia SC 108. Com a informação de que a licitação para a realização da obra de reparo no trecho interditado foi concluída e a empresa vencedora será conhecida em breve, os parlamentares querem agora a apresentação deste e outros projetos que estão em andamento para esta via numa audiência pública que deverá ser marcada para os próximos dias.

Os vereadores analisaram o ofício que a entidade recebeu do governo do estado relatando que conforme Memorial de Manifestação Técnica elaborado pela Gerência de Estudos e Projetos, o DEINFRA possui diversos projetos para melhorias no referido trecho. Há projetos em fase de elaboração dentro do Programa BID VI: Trecho: Guaramirim – Massaranduba (DUPLICAÇÂO) – Empresa: SOTEPA. Os vereadores querem mais detalhes destes projetos.
Na discussão sobre a situação das rodovias, os parlamentares comentaram a necessidade de revitalização de todos os trechos. Demonstraram suas preocupações sobre a possibilidade das associações de municípios assumirem a responsabilidade destas obras. Foram unânimes em sugerir que esta proposta do governo do estado deveria ser mais bem discutida com os vereadores.

Autor(a): Ilton Piram
Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter
ATIVIDADES REALIZADAS PELA AVEVI NO PRIMEIRO SEMESTRE SERÃO DESTACADAS EM ASSEMBLEIA
23/07/2019

Na Assembléia Geral da Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu – Avevi, que será realizada nesta quinta-feira, 25 de julho, a partir das 15 horas na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, a atual diretoria que tem na presidência do vereador de Jaraguá do Sul, Arlindo Rincos, vai prestar contas das atividades do primeiro semestre deste ano. Período que está sendo marcado pela realização de mais eventos de capacitação para servidores e vereadores e de ações institucionais na busca de melhorias para a região.  

A entidade iniciou os trabalhos no mês de janeiro com a elaboração do plano de atividades para o ano vai mostrar seu desempenho mês a mês. Em fevereiro foi  realizada a assembleia em Corupá com aprovação de moções para serem levadas para o governo do estado.  Na audiência com o secretário da Casa Civil, Douglas Borba (foto), foi solicitada a permanência da Gerência de Saúde em Jaraguá do Sul, a revitalização e o concerto imediato do trecho danificado da SC 108. Para os deputados Júlio Garcia e o Deputado Dr. Vicente Caropreso, foi levada a preocupação sobre a situação financeira do Estado, e iniciada as tratativas para realização do curso de formação para vereadores e pré-candidatos.

Em março realizada palestra com o tema “Controle de Constitucionalidade e Ativismo Judicial: os limites de atuação do Legislativo e do Judiciário no cenário de interdependência entre os Poderes”. Apoio a manifestação feita em Guaramirim pedindo atenção do governo do estado para a SC 108. Apoio para associação dos rizicultores e Sindarroz nas reivindicações para o Governo do Estado e ao Ministério da Agricultura a favor do fortalecimento de toda cadeia produtiva.

No mês de Abril realizado o “Curso de Oratória e Comunicação Eficaz” na Câmara de Schroeder. Em Massaranduba realizada Assembléia Geral com a apresentação do Plano Estadual de Recursos Hídricos. Formalizada a parceira com o Programa Embaixadores POLITIZE. Participação da Marcha dos Vereadores em Brasília, promovida pela União dos Vereadores do Brasil - UVB. Durante o evento foi reivindicado principalmente o fortalecimento dos municípios, e a associação acertou com o Interlegis e realização de oficinas para os associados. Destaque também para a oficialização de parceria entre a Avevi e a Católica SC para a utilização de espaços da universidade (salas e auditório) na realização de cursos e palestras para vereadores, servidores e comunidade.

Em maio o vice-presidente da entidade vereador de São João do Itaperiú, Dorival Duarte, representa os vereadores na audiência com Secretário Executivo da Frente Parlamentar da Infraestrutura da Assembleia Legislativa SC, João Carlos Ecker, para pedir novamente empenho dos deputados para resolver a situação crítica da SC 108. E o presidente Arlindo Rincos esteve com o deputado federal Fábio Schiochet também pedindo solução parta este problema. Foi instituído o Colegiado dos Coordenadores das Câmaras Mirins, realizada oficina sobre “Comportamento e Imagem Pública – Cerimonial no Ambiente Legislativo”, em parceria com o Programa Interlegis e oferecido Curso de Oratória e Comunicação Eficaz, e palestra sobre “Empreendedorismo no mundo 4.0: Governança Corporativa, Ética Empresarial e Compliance”, na Câmara de Vereadores de São João do Itaperiú. No mesmo mês foi oficializada a parceria da Avevi com Ordem dos Advogados do Brasil – OAB - 23ª Subseção Jaraguá do Sul, para propiciar novos cursos.  

O Encontro Regional de Vereadores Mirins de Schroeder foi à primeira atividade do mês de junho com a participação das câmaras associadas e convidadas.   Os parlamentares mirins participaram de palestras com temas voltados sobre a importância da participação enquanto jovens na política oferecidas pelo Núcleo de Educação para a Democracia da Escola do Legislativo da Alesc. Neste mês a Avevi juntamente com a Câmara Municipal de Corupá, Gerencia Regional de Educação, Direção e Professores da Escola Teresa Ramos realizaram Semana de Ética e Cidadania. Junto com o Programa interlegis foram oferecidas as oficinas sobre Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), versão 3.1, e de “Articulação e Compilação de Textos”, para servidores das câmaras municipais.

A partir deste mês de julho a entidade em parceria com a Escola do Legislativo da Assembléia Legislativa de Santa Catarina está realizando o curso Legislativo em Ação, para vereadores, pré-candidatos e pessoas interessadas. Na avaliação do presidente Arlindo Rincos estes seis meses de atuação da entidade cumpriram com metas estabelecidas pelos associados, e com as novas parcerias a Avevi se fortalece. Um caderno de prestação de contas com estas atividades foi elaborado e será entregue para as câmaras.

 

Autor(a): Ilton Piram
Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter
SEGUINDO COM SUA MISSÃO A AVEVI INICIOU MAIS UM CURSO DE FORMAÇÃO EM PARCERIA COM A ALESC
04/07/2019

O planejamento estratégico da Avevi, aprovado pelos vereadores, que vai direcionar as ações a serem desenvolvidas pela entidade até o final de 2020 definiu como missão, disponibilizar, aos legisladores municipais associados à entidade, aos servidores das respectivas câmaras e às lideranças políticas e comunitárias, treinamento e reciclagem focada na difusão de conceitos da prática ética na política. 

Seguindo esta missão mais um curso foi iniciado nesta quarta-feira (04), em parceria com a Escola do Legislativo da Assembléia Legislativa de Santa Catarina, que objetiva mostrar qual o verdadeiro papel do vereador que em sua essência é o de legislar, debatendo e aprovando leis que visem melhorar a vida da comunidade local. 
Na abertura de mais este curso o presidente da Avevi, vereador Arlindo Rincos, lembrou que a entidade, desde sua reativação, tem se destacado por iniciativas inovadoras com a criação da primeira escola do legislativo que atende a uma associação de vereadores e ser a pioneira em realizar cursos de formação para pré-candidatos a vereador. “Para que estas iniciativas fossem concretizadas tivemos sempre apoios importantes. Nosso agradecimento especial a Assembleia Legislativa e a Universidade Católica, que estão conosco em mais este evento”. 
Na primeira aula os mais de 70 alunos inscritos acompanharam o ministrante André de Sousa Roepke, procurador da Câmara Municipal de Blumenau, discorrer sobre a interdependência dos poderes. Nesta quinta-feira (04) o mesmo palestrante vai destacar o papel do vereador. Nas próximas duas aulas os alunos vão conhecer mais os marcos regulatórios municipais (Leis Orgânicas e Regimentos Internos). O ministrante será Sergio Machado Faust, e serão realizadas nos dias 17 e 18 de julho. 
Prestigiou a abertura do curso o Coordenador Administrativo da Católica SC, Itamar Barbosa Rossi. O senhor Paulo Wilpert, representando a Escola do Legislativo da Assembléia, e a Advogada Aline Vicente Bóries representante da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Jaraguá do Sul, que no ato anunciou a realização de uma formação em parceria com a Avevi, e os participantes deste curso já terão sua inscrição garantida para o próximo evento.

Autor(a): Ilton Piram
Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter
CURSO GRATUITO DA AVEVI PARA PRÉ-CANDIDATOS INICIA NESTA QUARTA-FEIRA
02/06/2019

O “Curso Legislativo em Ação: Noções Políticas no Parlamento”, direcionado para pré-candidatos a vereador (a) nas eleições do próximo ano, atuais vereadores, servidores, agentes públicos e políticos e demais interessados, inicia nesta quarta-feira, dia 03 de Julho, às 18:30 horas, no Auditório do Centro Universitário Católica SC. 

Inscrições podem ser feitas até a data do inicio do curso pelo site da Escola da Alesc -http://escola.alesc.sc.gov.br/evento/?eid=1435 - Ou no e-mail para avevi@avevi.org.br. 
A formação será realizada pelas Escolas do Legislativo da Avevi e Assembleia Legislativa, com apoio da universidade e se estenderá até o dia 15 de agosto, com carga horária de 25 horas.
O objetivo é promover atualização política dos vereadores e servidores, com temas atuais e inerentes à atividade parlamentar e oferecer noções do parlamento para futuros vereadores.
Programação: 
Dias 03 e 04/07/2019 - 18:30 hs; Aula: “Interdependência dos Poderes e o Papel do Vereador” - Ministrante - ANDRÉ DE SOUSA ROEPKE
Dias 17e 18/07/2019 - 18:30 hs : Aula: “Marcos Regulatórios Municipais”
Ministrante - SERGIO MACHADO FAUST
Dias 31/07 e 01/08/2019 - 18:30 h - Aula: “Comunicação e Mídias Sociais como Ferramenta para Otimização do Mandato Parlamentar” - Ministrante - JUSSIE SEDREZ CHAVES
Dias 14 e 15/08/2019 - 18:30 h - Aula: “Políticas Públicas” - Ministrante - SISI BLIND

Autor(a): Ilton Piram
Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter
OFICINAS DO INTERLEGIS NA AVEVI VÃO APERFEIÇOAR E TORNAR MAIS TRANSPARENTES OS SERVIÇOS DAS CÂMARAS
01/07/2019

Após uma semana em Jaraguá do Sul, os técnicos do Interlegis encerram nesta sexta-feira (28) as oficinas tecnológicas SAPL 3.1 e Articulação e Compilação de Textos para servidores de nove câmaras municipais e da Assembleia Legislativa de Tocantins. A ação foi realizada na Universidade Católica SC apoiadora do evento, juntamente com o senador Dário Berger (MDB - SC). A realização e coordenação ficaram a cargo da Escola do Legislativo da Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu - Avevi.

Este treinamento aprofunda a prática no módulo do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo que permite enxergar leis na sua versão compilada, com alterações, revogações e revisões de textos, em sequência cronológica das ocorrências. Com o recurso da compilação é possível eliminar o que não está em conformidade e corrigir distorções que podem acontecer quando não se há um trabalho de comparação.
Atualmente existem no Brasil municípios com mais de duas mil leis, no entanto, como muitas são sancionadas sem qualquer controle ou conexão entre umas e outras, muitas vezes o legislador acaba adotando leis repetidas, revogadas ou até inconstitucionais, gerando insegurança jurídica.
Os participantes agradeceram o comprometimento dos instrutores com a qualidade do curso e a foram unânimes em afirmar que os serviços das casas serão aperfeiçoados e torná-los mais transparentes. Para Gilson Paulino, que saiu de Rondônia para participar do curso “a iniciativa contribui para fortalecer o legislativo municipal, possibilitando que a Casa seja mais transparente para a população”. Já Muriel Cristo, de Jaraguá do Sul, agradeceu os palestrantes, Josiel Magrini, Adalberto Oliveira e JB de Góis Júnior pela dedicação, reforçou que o conhecimento adquirido pelos presentes irá facilitar o trabalho da Câmara no dia-a-dia. “Agradecemos também a Avevi por trazer estes eventos para a nossa região. Estas formações vão melhorar a atuação das câmaras associadas”. 
O coordenador do curso, Ilton Piram, agradeceu os apoiadores, as câmaras que oportunizaram estas formações para seus servidores e especial o Senado Federal por manter este importante Programa Interlegis para auxiliar as casas legislativas. Ele sugeriu que todas as câmaras enviem moções de apoio e agradecimento para os senadores.

Autor(a): Ilton Piram
Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter
SERVIDORES DAS CÂMARAS PARTICIPAM NESTA SEMANA DE OFICINAS DO INTERLEGIS E AVEVI
26/06/2019

O Programa Interlegis e Avevi estão realizando nesta semana na Católica SC em Jaraguá do Sul oficinas sobre Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), versão 3.1, e de “Articulação e Compilação de Textos”, para servidores das câmaras municipais. Na abertura do evento nesta segunda-feira (24), os instrutores do Interlegis,Josiel Pinto Magrini, Adalberto Oliveira e José Bonifácio, o Coordenador Administrativo da Católica, Itamar Rossi, e o representante da Avevi, Ilton Piram, destacaram a parceria que foi feita para a realização de importante evento, com apoio do senador Dário Berger (MDB - SC).

O primeiro treinamento irá aprofundar a prática no módulo do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo que permite enxergar leis na sua versão compilada, com alterações, revogações e revisões de textos em sequência cronológica das ocorrências. A oficina sobre articulação e compilação de textos é um trabalho manual, cujo resultado pode ser muito benéfico para o município. Com ele pronto, por exemplo, é possível identificar leis e matérias legislativas duplicadas, revogadas ou que se contraponham a outros textos.

Além dos servidores das câmaras da região estão participando das oficinas servidores de outras cidades catarinenses; Itapiranga, São Bento do Sul, Major Vieira, Zortéa. Como o evento é aberto para legislativos de todo o país, vieram também sete servidores da Assembléia Legislativa de Tocantins, um servidor da cidade de São Francisco do Guaporé (Rondônia) e servidor de Boituva (São Paulo).

 

Autor(a): Ilton Piram
Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter
| Próxima > Última >>

Página 1 de 60
Ir para a página:
Amvali