Notícia

Avevi conclui palestras preparatórias para a primeira eleição de vereadores mirins de Schroeder

25/09/2018Autor(a): Ilton Piram

A Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu – Avevi, através de sua Escola legislativa concluiu na última semana as palestras preparatórias para a primeira eleição de vereadores mirins de Schroeder, os treinamentos tendo sido realizados em quatro escolas que estarão participando do programa.  

A Entidade está contribuindo diretamente com a implantação do Programa Vereador Mirim naquele município, o trabalho se iniciando com uma reunião preparatória da qual participaram todos os vereadores, a pedido da presidente Marina Fernandes.

Uma vez aprovado o projeto, a coordenação do programa realizou uma  reunião com os diretores das escolas, ocasião em que repassou as orientações referentes a realização do programa.

A palestra de apresentação sobre os aspectos didáticos, pedagógicos do programa vereador mirim foram ministradas pelo prof. Francisco H. Schork, coordenador pedagógico da Escola do Legislativo da Avevi.

Segundo o coordenador houve uma boa receptividade dos alunos, professores e diretores das escolas e ressaltou que a Avevi está comemorando a implantação de mais um programa vereador mirim em nossa região, parabenizando a atual legislatura da Câmara de Schroeder que tomou a iniciativa e percebeu a grande importância deste tipo de atividade que visa conscientizar os estudantes  do ensino fundamental sobre os preceitos de ética e cidadania para possam viver de maneira plena a cidadania.  

Para o presidente da Avevi, vereador Charles Longhi, “as câmaras associadas estão dando exemplo na criação destes programas e enfatiza que a entidade sempre esteve empenhada para dar suporte pedagógico realizando todos os anos um encontro dos parlamentares mirins para troca de experiências, em como incentiva as Câmaras Mirins a participem do Encontro Estadual que é promovido pela Escola do Legislativo da Alesc”.

A vereadora Marina Fernandes, que preside a Câmara de Schroeder, ressalta que é uma honra poder trazer para o município este projeto tão importante voltado aos adolescentes, frisando: “ É importante frisar que não se trata de um programa politico partidário e sim, unicamente pedagógico, cujo objetivo é de fomentar o desenvolvimento da cidadania baseado nos princípios da moral e da ética”, ainda destacando que boa aceitação do programa pelos alunos, professores e diretores.

A Diretora Márcia Hildebrandt da Escola Luiz Delfino, destaca a participação da presidente da câmara e da Avevi no trabalho de orientação para os alunos, explicando sobre o objetivo do projeto e a responsabilidade que os futuros vereadores mirins passam a ter em representar a escola e a comunidade.

Por sua vez o diretor da Escola Elisa Claudio de Aguiar, Prof. Vanderlei Demétrio, enfatizou que “nossa escola recebe com muita alegria e entusiasmo o convite da câmara para aderir ao programa que está sendo implantado no município”. Ele acredita que essa será uma oportunidade para, de maneira concreta e viva, promover um debate político sério e organizado com vistas a preparação dos alunos para a participação democrática.

A eleição está marcada para o dia 24 de outubro de 2018, como a primeira eleição mirim. O mandato será exercido em 2019, por um ano.

 

Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter

Mais Notícias

11/04/2019 - Avevi propõe audiência do governador com associações para explicar projetos na infraestrutura
11/04/2019 - Avevi realiza Curso de Oratória e Comunicação Eficaz na câmara de Schroeder
04/04/2019 - Recursos hídricos e resíduos sólidos na pauta da próxima assembleia da Avevi em Massaranduba
28/03/2019 - Avevi realiza palestra sobre a interdependência dos poderes e confirma curso para candidatos
21/03/2019 - Avevi presta homenagem para bombeiros que atuaram em Brumadinho
21/03/2019 - Associação de vereadores se une aos produtores de arroz nos pleitos ao executivo estadual e federal
14/03/2019 - Avevi prestigia posse dos vereadores mirins de 2019
14/03/2019 - Avevi apoia fechamento de rua em Guaramirim pedindo atenção do governo do estado para a SC 108
14/03/2019 - Escola do Legislativo da Avevi realiza palestra sobre a interdependência entre os poderes
04/03/2019 - Escola do Legislativo da Avevi inicia as tratativas para o curso para candidatos a vereadores
28/02/2019 - Avevi quer celeridade do governo do estado no atendimento dos pedidos encaminhados pelos vereadores
14/02/2019 - Vereadores da região aprovam moções de apelo ao governador Carlos Moisés
05/02/2019 - Primeira assembleia da Avevi deste ano será em Corupá
21/11/2018 - Vereador Arlindo Rincos de Jaraguá do Sul é o novo presidente da Avevi
14/11/2018 - Avevi realiza na próxima quarta-feira, 21 de novembro, assembleia de eleição e posse da diretoria
Amvali