Notícia

Ações na área de educação se destacam entre as atividades desenvolvidas pela Avevi em 2019

19/12/2019Autor(a): Ilton

A Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu – Avevi publica o Boletim Informativo de Prestação de Contas das Atividades Desenvolvidas em 2019. Na avaliação dos membros da diretoria a entidade desenvolveu ações institucionais de muita importância para a região, dentre elas as audiências no governo do estado solicitando melhorias nas rodovias e com a Anatel cobrando mais telegonia móvel. Também foram de muita importância as assembleias que discutiram sobre os recursos hídricos e a união dos vereadores com a participação do presidente da UVB.

Mas, as grandes ações do ano, foram novamente voltadas a educação. A Avevi desde a sua reativação tem priorizado oferecer palestras, cursos e oficinas, para os vereadores e servidores das câmaras associadas. Eventos sempre gratuitos, e abertos ao público. Segundo o presidente da entidade, vereador Arlindo Rincos de Jaraguá do Sul, com a instituição da Escola do Legislativo Vereador Marcos Mannes, em 2011, foram buscadas parcerias para viabilizar estas formações.

Neste ano a entidade conquistou o apoio também da OAB Jaraguá do Sul, do Programa Politize e da Universidade Católica SC. E manteve as parcerias com Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa, o Programa Interlegis do Senado Federal, do Instituto Legislativo Brasileiro - ILB, e da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas – ABEL. “Com estas instituições, foi possível proporcionar os eventos deste ano, que realizados nas câmaras associadas e na Católica SC”.

Com o Programa Interlegis, ILB e apoio do Senador Dário Berger – foram realizadas oficinas sobre “Comportamento e Imagem Pública – Cerimonial no Ambiente Legislativo”, Sistema de Apoio ao Processo Legislativo e de “Articulação e Compilação de Textos”. “Através deles e da nossa Associação Brasileira de Escolas, conquistamos também os livros da Gráfica do Senado que serão oferecidos para as câmaras associadas”.

Com a Escola do Legislativo da Assembléia Legislativa foi realizado o Encontro Regional de Vereadores Mirins em Schroeder e oferecidas palestras sobre a “Importância da participação do jovem na política”, “A participação da mulher na política”, O artigo 5º da Constituição Federal – direitos e garantias fundamentais” e Ética e cidadania”. Também foi realizado o Curso Legislativo em Ação, com 25 horas aula, com os temas: Interdependência dos Poderes e o Papel do Vereador; Marcos Regulatórios Municipais; Comunicação e Mídias Sociais como Ferramenta para Otimização do Mandato Parlamentar e Políticas Públicas. Este evento foi aberto ao público com foco para possíveis candidatos.

Na sequência desta formação já foi iniciado o “Curso de Formação de Agentes Políticos”, com mais 30 horas aula, em parceria com a OAB/ Jaraguá do Sul. A aula inaugural contou com a participação Dr. Ricardo Viviani, que palestrou sobre o combate a corrupção. Foram oferecidas também as aulas de Legislação Eleitoral, Processo Legislativo, Direito Tributário Municipal, Orçamento Público, Direito Administrativo, Crimes de Responsabilidade e Moralidade Pública.

O presidente destacou também as palestras realizadas pelo Procurador Geral da Câmara de Florianópolis, Dr. Bruno Bartelle Basso sobre “Controle de Constitucionalidade e Ativismo Judicial: os limites de atuação do Legislativo e do Judiciário no cenário de interdependência entre os Poderes”, e a de “Empreendedorismo no mundo 4.0: Governança Corporativa, Ética Empresarial e Compliance”. Falou também da contratação da Schork Treinamentos e o Programa Politize que auxiliaram nos cursos de oratória e na realização da Semana de Ética e Cidadania para mais de 500 alunos da Escola Teresa Ramos de Corupá. “Outra contratação importante que fizemos foi da Professora Cleri, Interprete de Libras, que passa a proporcionar a inclusão das pessoas com deficiência auditiva no acompanhamento dos trabalhos dos vereadores”.

“Acredito que os vereadores da Avevi com estas ações estão cumprindo com a missão da entidade que é de oportunizar aos legisladores municipais e aos membros da sociedade civil organizada formação sociopolítica, estimulando a difusão de conceitos da prática ética na política”, concluiu o presidente.

 

Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter

Mais Notícias

10/08/2020 - Promotores da Semana de Ética e Cidadania de Massaranduba comemoram os resultados do evento
31/07/2020 - Estudantes do ensino médio de Massaranduba vão debater ética/cidadania na primeira semana de agosto
23/07/2020 - Avevi será parceira da OAB em mais um evento de Formação Política
14/07/2020 - Consultor Jurídico da União do Vereadores do Brasil vai palestrar para os vereadores da Avevi
14/07/2020 - Escola do Legislativo da Avevi promove LIVE especial para registrar os 30 anos do ECA
09/07/2020 - Coordenadores e professores gravam vídeo para a semana de ética e cidadania
09/07/2020 - Coordenadores e professores gravam vídeo para a semana de ética e cidadania
07/07/2020 - Vereadores Mirins da Avevi são os primeiros a participar do Jogo da Cidadania Catarinense
29/06/2020 - Roteiro do vídeo da Semana de Ética e Cidadania está definido
23/06/2020 - ESCOLAS DE MASSARANDUBA VÃO SEDIAR A SEMANA DE ÉTICA E CIDADANIA
16/06/2020 - Escola do Legislativo da Avevi prepara semana de ética e cidadania online
28/05/2020 - Vereadores da Avevi apoiam a unificação das eleições para 2022
22/05/2020 - Giovanni Tonet vai presidir a Avevi até o final do ano
14/04/2020 - Escola do Legislativo da Avevi está oferecendo curso de libras online
05/03/2020 - Pré candidatos participam do curso de planejamento da Avevi
Amvali