Mídias Sociais:

ASSOCIAÇÃO DE CÂMARAS E
VEREADORES DO VALE DO ITAPOCU

Data: 11/04/2022

Polícia científica e novas ações para o combate ao mosquito maruim foram temas da diretoria

Os vereadores membros da Diretoria Executiva e do Conselho Consultivo da Avevi estiveram reunidos nesta quarta-feira (23-03) na Câmara Municipal de Schroeder. Além dos assuntos de interesse institucional da entidade, dois temas foram colocados na pauta; Apoio a Polícia Científica da região e novas ações para o combate ao Mosquito Maruim. A reunião contou com a participação do coordenador do núcleo, Perito Criminal, Eduardo José Linhares e Paulo Roberto Gaudencio, Auxiliar Criminalístico, representando a Polícia Científica, e do Diretor Executivo do CIGAMVALI Fabiano Spezia.
Apoiando os pleitos apresentados pelos representantes da Polícia Científica, os vereadores aprovaram duas moções, uma solicitando ao Governo do Estado o chamamento e lotação de servidores da Polícia Científica, após conclusão do curso de formação policial, no 15° Núcleo Regional de Polícia Científica. Para a prefeitura de Jaraguá do Sul a solicitação de doação ou cessão de um terreno para construção de uma unidade própria da Polícia Científica na região e a instituição de convênio municipal para destinação de recursos para a manutenção da unidade.
Sobre novas ações de combate ao mosquito maruim, as câmaras e vereadores vão atuar fortemente na conscientização dos moradores, principalmente na área rural, da importância de aplicar o Controlador Bioativo do Maruim, desenvolvido pelo consórcio CIGAMVALI através do Laboratório de Inovação, no entorno de suas residências. Segundo o Diretor Executivo Fabiano Spezia, este produto está disponível nas Secretarias de Agricultura. “O que preocupa é a pouca procura diante desta situação tão grave. Vamos agora buscar um apoio do setor de saúde dos municípios para nos auxiliar na distribuição do controlador nos postos de saúde e também na conscientização porque trata-se de um caso de saúde pública também”, destacou o diretor.
Para o presidente da Avevi, vereador de Corupá, Lairton Muller, o encontro foi muito produtivo. “Estaremos empenhados em apoio a Polícia Científica e atentos as novas ações de combate ao maruim”. O vereador pediu para que as pessoas que estão sofrendo com esta infestação do mosquito colaborem aplicando este controlador que está se mostrando muito eficaz.
O presidente da Câmara de Schroeder, vereador Manoel Ednilson Burgardt, anfitrião do evento, cumprimentou a atuação dos vereadores da Avevi, dos representantes da Polícia Cientifica e do CIGAM/Amvali nestes assuntos de muita importância para a população regional.

 

COMPARTILHE: