Mídias Sociais:

ASSOCIAÇÃO DE CÂMARAS E
VEREADORES DO VALE DO ITAPOCU

Data: 28/09/2022

Escola da Avevi promove oficina de Libras para vereadores mirins de Guaramirim

A Escola do Legislativo Vereador Marcos Mannes da Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu - Avevi promoveu nesta quarta-feira (28/09) na sede da Câmara Municipal de Guaramirim, uma Oficina de Libras (Língua Brasileira de Sinais), para vereadores, vereadoras e suplentes mirins.  

A oficina foi ministrada pelo professor Irineu Hencke, que é licenciado em Letras-Libras, sendo atualmente o responsável pela inclusão dos surdos nas câmaras associadas da Avevi. O trabalho está sendo realizado com a tradução simultânea para a Linguagem de Sinais das sessões da Câmara Municipal de Jaraguá do Sul e atendimento em eventos especiais e realização de oficinas nas demais câmaras.

Ele ensinou aos mirins algumas noções básicas de Libras, um conjunto de formas gestuais utilizado por deficientes auditivos para a comunicação, como o alfabeto, os números e algumas palavras e expressões mais frequentes. Os participantes ganharam uma cartilha com a Linguagem de Sinais e vão receber um certificado de participação.

O Coordenador do Programa Vereador Mirim de Guaramirim, Arthur Delmonego, acredita que é muito importante esse tipo de aprendizado para estes adolescentes, “por promover a inclusão e conscientizar nossos vereadores mirins sobre a importância da acessibilidade de pessoas com deficiência auditiva”.

O evento foi realizado em parceria com a Câmara Municipal de Guaramirim - Programa Vereador Mirim. O Secretário Executivo da Avevi, Ilton Piram, esteve presente representando a entidade, que tem o vereador Matias Tomczak, de Guaramirim, como seu tesoureiro.

 

COMPARTILHE: