Mídias Sociais:

ASSOCIAÇÃO DE CÂMARAS E
VEREADORES DO VALE DO ITAPOCU

Data: 26/04/2023

Avevi participa da XXII Marcha dos Legislativos Municipais

Uma comitiva de vereadores da Avevi – Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu está participando da XXII Marcha dos Legislativos Municipais promovida pela UVB – União dos Vereadores do Brasil, que acontece em Brasília/DF, de terça a quinta-feira (25 a 28 de abril) em Brasília/DF. A frente desta comitiva está o presidente da entidade, vereador de Schroeder Ildemar Zoz. Participam também os vereadores Nilson Bylaardt de Guaramirim e os vereadores Claudimir Lindner e Eroldo Wudke de Schroeder.
O presidente da UVB, Gilson Conzatti, vereador de Iraí/RS, destaca que a marcha dos Legislativos Municipais é uma mobilização nacional de agentes públicos municipais, que debate temas nacionais e de interesse dos municípios, “criando ações positivas pelo fortalecimento do Poder Legislativo Municipal, chamando atenção de Brasília para a importância da democracia representativa através das câmaras municipais e sobre tudo, da importância dos legislativos municipais na transformação da vida das pessoas”.
Nesta terça-feira, depois do credenciamento os vereadores e vereadoras participaram das primeiras palestras com os temas: RG Para Todos; Cidades Lixo Zero; Demarcação de Terras Indígenas e os Municípios; Os novos contornos da Improbidade Administrativa e o Marketing do Mandato em Tempo Pré-Eleitoral. Também foi destaque neste dia as Câmaras Mirins: O protagonismo juvenil no fortalecimento dos Legislativos Municipais. Parlamentares de todo o Brasil foram informados pelo presidente da Avevi, Ildemar Zoz, do empenho das câmaras associadas da Avevi em manter seus programas de vereadores mirins. O primeiro dia foi concluído com um pronunciamento do Presidente em Exercício do Brasil, Geraldo Alckmin.
Na quarta-feira (26) serão apresentados os projetos concorrentes ao Troféu Destaque Nacional da UVB. Palestras sobre: A Reforma Tributária e os Municípios; A Nova Lei das Licitações; Escola do Legislativo – A Educação Legislativa e a Cidadania nas Escolas do Brasil; O Parlamento Estadual, a relação com os municípios e o Pacto Federativo; O Tribunal de Contas e a Relação com as Câmaras Municipais. Para este dia também foi convidado o Ministro dos Transportes Renan Calheiros Jr para uma conversa com os participantes.
Quinta-feira (27) os participantes vão analisar os temas: Emendas Positivas Parlamentares no Âmbito Municipal: Direito do Vereador; Estratégias Para Contemplar Mandatos de Sucesso. Com a Mediação do Fórum da Mulher Parlamentar da UVB será discutido o tema “Mulheres na Política, O Que Mais Pode Ser Feito? ” Foi convidada a Senadora Augusta Britto/CE para participar deste painel.
Outros temas que serão debatidos nesta marcha: A Defesa da Causa Animal nas Casas Legislativas; Tendências da Nova Liderança Política; Revisão e Atualização do Regimento Interno da Câmara Municipal, entre outros. O evento será concluído com a leitura da Carta da XXII Marcha dos Legislativos Municipais e entrega Troféu Destaque Nacional e Homenagens. Na sexta-feira (28) os vereadores e vereadoras vão realizar um “Bandeiraço dos municípios” na Praça dos Três Poderes.

 

COMPARTILHE: