Mídias Sociais:

ASSOCIAÇÃO DE CÂMARAS E
VEREADORES DO VALE DO ITAPOCU

Data: 04/05/2023

Projeto vale valoriza e os impactos da tecnologia na administração pública na assembleia da Avevibl

A Avevi - Associação de Câmara e Vereadores do Vale do Itapocu realizou nesta quarta-feira (03) na Câmara de Vereadores de Guaramirim, assembleia geral, para os vereadores e vereadoras associados. Dois temas foram apresentados para os parlamentares, o projeto “Vale Valoriza” da Cigamvali, e os “Impactos da tecnologia na administração pública”.

Sobre o projeto “Vale Valoriza”, o diretor executivo do Cigamali - Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública do Vale do Itapocu, Fabiano Spezia, apresentou este novo serviço disponível de coleta e destinação do lixo dos municípios da região. O diretor lembrou que o consórcio surgiu a quase 10 anos atrás para tratar da questão dos resíduos de forma coletiva.  “O vale valoriza não é apenas um programa de coleta e destino final de resíduos sólidos, mas sim uma grande política pública de valorização e desenvolvimento sustentável de todo setor” acrescentou ele.

O advogado, professor e palestrante, Dr. Raphael Rocha Lopes, orientou os parlamentares sobre os “Impactos da tecnologia na administração pública”. Destacou que a tecnologia tem, em regra e por princípio, o objetivo de agregar e facilitar a vida das pessoas. Neste contexto, a internet e as redes sociais se tornaram uma grande ferramenta de democratização das discussões políticas. Entretanto, também trouxeram muitas responsabilidades para seus usuários e novas perspectivas para a política. “E os vereadores, como todos os legisladores, devem estar atentos a estas mudanças, cada vez mais rápidas, diga-se. A forma de fazer política e de prestar contas aos munícipes mudou radicalmente nos últimos anos. Os vereadores e quaisquer políticos devem estar atentos a essas mudanças e aos novos anseios da população e saber usar a tecnologia a seu favor e favor da sociedade".

Para o presidente da Avevi, vereador de Schroeder, Ildemar Zoz, as assembleias da entidade vão sempre proporcionar para os associados momentos de discussão sobre temas atuais, que vão trazer mais conhecimento para serem aplicados nos mandatos. “Os temas desta assembleia temos a certeza que vão acrescentar no trabalho que está sendo prestado pelos colegas vereadores”. Sobre o novo serviço de coleta e destinação do lixo, disse que as câmaras certamente serão parceiras, “vamos acompanhar, apoiar e estaremos em contato permanente apresentando os resultados para a população”. A Avevi vai agendar mais uma visita ao Consórcio CIMVI de Timbó para se inteirar sobre este projeto modelo no estado. 

O Presidente da Câmara de Vereadores de Guaramirim, Matias Tomczak, anfitrião do evento, disse ter a certeza que os participantes da assembleia vão conduzir seus mandatos com mais eficiência, principalmente no uso da tecnologia. “Somos privilegiados por termos uma associação que oferece estas palestras de forma gratuita ajudando nos nossos trabalhos aqui na câmara”. Ele agradeceu a todos que participaram.   

 

COMPARTILHE: