Mídias Sociais:

ASSOCIAÇÃO DE CÂMARAS E
VEREADORES DO VALE DO ITAPOCU

Data: 12/02/2023

Câmaras da Avevi serão as primeiras a receber o projeto de governo aberto da UDESC e ALESC

A Associação de Câmaras e Vereadores do Vale de Itapocu (Avevi), realizou nesta quarta-feira (07) a primeira assembleia geral do ano na Câmara Municipal de Schroeder. Neste evento foi confirmado pelos representantes da Udesc Esag (grupo de pesquisa Politeia), act4delivery (organização da sociedade civil), Controladoria Geral do Estado (CGE) e Escola do Legislativo da Alesc, que as câmaras associadas da entidade serão as primeiras a receber o projeto de coprodução do conhecimento em governo aberto e transparência: Construção de metodologia com os poderes legislativos catarinenses. Projeto que ocorre no âmbito de um edital da Fapesc com a Udesc.
A professora da Udesc, Paula Schommer, que coordena o projeto, destacou que “a escolha da Avevi foi pelo exemplo de articulação e trabalho colaborativo a partir da diversidade de seus legislativos municipais”. A região é pioneira por contar com sua Escola do Legislativo, mostrando abertura e empenho para a formação e o conhecimento de ponta, o que contribui para qualificar a gestão pública, a política e a cidadania.
O Gestor do Núcleo de Formação Política, Paulo Cesar Wilpert que representou a diretora da Escola da Alesc, Marlene Fengler, informou que agora serão definidos novos contatos com as câmaras municipais da região para identificar temas de interesse na região, dos quais será escolhido um deles para começar o trabalho conjunto, neste primeiro semestre.
Para o presidente da Avevi, vereador de Schroeder, Ildemar Zoz, os vereadores da Avevi receberam com muita alegria esta indicação de serem os primeiros a participar desta ação envolvendo órgãos importantes do estado. “Parabenizo a iniciativa destas instituições, e juntos vamos ampliar nosso compromisso de fortalecer o legislativo municipal”. O Coordenador da Escola do Legislativo da Avevi, vereador de Corupá, Lairton Müller, também comemorou a nova parceria que está sendo criada. Pediu para os colegas que participem das pesquisas que estarão sendo propostas pelo projeto para qualificar seus mandatos e os trabalhos das câmaras.
O projeto traz a visão de administração pública como um governo aberto e um parlamento aberto. Ou seja, que prioriza o cidadão e a qualidade dos serviços públicos e das políticas públicas, promovendo ações colaborativas e uma cultura de governança orientada por princípios de transparência, participação social e integridade em apoio à democracia e ao crescimento inclusivo.
Nesta mesma assembleia os vereadores aprovaram o balanço financeiro da entidade e foram empossados os novos conselheiros do conselho consultivo.

 

COMPARTILHE: