Data: 28/01/2026
AVEVI envia Ofício para governado Jorginho dos Santos Mello
Exmº. Sr.
Jorginho dos Santos Mello
Governador do Estado de Santa Catarina
Florianópolis/SC
Sr. Governador,
A Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu – AVEVI, que tem como associadas as câmaras de Jaraguá do Sul, Guaramirim, Corupá, Schroeder, Massaranduba, Barra Velha e São João do Itaperiú, vem através desse solicitar que envidem esforços objetivando o apoio para os produtores de arroz que enfrentam grave crise em toda nossa região e estado.
A produção de arroz irrigado, atividade estratégica para a segurança alimentar nacional, atravessa um período de forte pressão econômica em 2025. O custo médio de produção por hectare teve um aumento de 29,1% em relação a 2023, fortemente influenciado pelo encarecimento de fertilizantes, defensivos, energia elétrica e mão de obra.
Ao mesmo tempo, os preços do arroz em casca sofreram uma drástica retração: a saca de 50kg, que em 2023 era comercializada a R$ 110,00, em 2025 é negociada a apenas R$ 55,00, representando uma queda de 50%. Essa combinação de custos elevados e preços reduzidos tem levado a margens negativas e à inviabilidade econômica para grande parte dos produtores.
Os municípios da região são dependentes da rizicultura, essa crise reflete-se diretamente no giro econômico local, atingindo o comércio, os serviços, a arrecadação tributária e a geração de empregos, agravando a fragilidade socioeconômica.
Diante desse quadro, apelamos ao Governo Estadual para que adotem, em caráter emergencial, medidas de apoio à orizicultura, tais como:
• Políticas de sustentação de preços mínimos compatíveis com os custos de produção;
• Linhas de crédito especiais com prazos e juros adequados à realidade dos agricultores;
• Incentivos à exportação e abertura de novos mercados;
• Programas de apoio e proteção à agricultura familiar e aos pequenos e médios
produtores.
A sobrevivência da cadeia produtiva do arroz é essencial não apenas para os agricultores, mas também para a segurança alimentar do povo brasileiro e para a economia de Santa Catarina e do Brasil.
No aguardo da oficialização da data e horário deste encontro, com a orientação da casa civil, e certos de contarmos com seu apoio, desde já agradecemos.
Atenciosamente,
Gilberto Luiz da Silva Azevedo
Presidente da Avevi
COMPARTILHE: