Mídias Sociais:

ASSOCIAÇÃO DE CÂMARAS E
VEREADORES DO VALE DO ITAPOCU

Histórico


A Avevi - Associação dos Vereadores do Vale do Itapocu foi fundada em 27 de abril de 1984, com a finalidade de:

- Proporcionar a integração e o congraçamento dos vereadores da Microrregião.
- Maior poder reivindicatório junto às esferas públicas municipais, estaduais e federais.
- Realizar permanentemente estudos dos problemas sociais e econômicos dos municípios que integram a Associação.
- Trocar informações sobre experiências administrativas e legislativas.
- Defender as reivindicações dos municípios da Microrregião em face de distribuição das rendas estaduais e federais.
- Desenvolver o espírito de classe política entre os representantes populares que militam nas câmaras.

A Avevi, conforme consta em seus anais, sempre esteve atenta as reivindicações da classe. Principalmente no que se refere à valorização dos trabalhos dos vereadores e da classe política. Atuou fortemente até os anos noventa. Por causa de algumas indefinições quando ao local da sede e a forma de contribuição que vinha sendo repassada pelos vereadores para a entidade, houve uma paralisação das atividades.

Em 2005 por iniciativa do então presidente da Câmara de Vereadores de Guaramirim, Marcos Mannes, foi realizado um encontro com os presidentes de câmaras e vereadores da região com o objetivo de reativar a associação. Na oportunidade foram convidados representantes da União das Câmaras do Alto Vale do Itajaí - Ucavi, que serviria de modelo para associação. Os vereadores presentes e convidados foram unânimes em afirmar que a Avevi seria de fundamental importância para o fortalecimento da classe.

Em um novo encontro ainda no ano de 2005, foi formada uma comissão provisória para dar um encaminhamento nesta reativação. Marcos Mannes de Guaramirim ficou com a presidência, Márcia Aguiar de Barra Velha com a vice-presidência, e Almir Trevisani de Massaranduba como secretário. A comissão encaminhou novos encontros para analise do estatuto e contatos com os vereadores para motivá-los quando a necessidade da entidade.

No início da legislatura 2010/2014 os vereadores definiram os valores da contribuição financeira das câmaras ou vereadores para com a Avevi, o local de sua sede, e a composição de uma nova diretoria. Também foi tirada uma nova comissão, que teria o compromisso de encaminhar os últimos detalhes da reativação e marcar a Assembléia Geral. A Comissão ficou assim constituída: Presidente Marcos Mannes de Guaramirim, Vice-Presidente Jean Leutprecht de Jaraguá do Sul, Secretário Valmor Pianezzer de Schroeder.

Infelizmente no início de Abril o idealizador desta reativação da entidade e Vereador de Guaramirim Marcos Mannes faleceu, entristecendo a classe. Seus colegas mesmo abatidos com o fato levaram adiante a idéia e formaram uma nova comissão provisória, com Valmor Pianezer de Schroeder, na Presidência e Jorge Feldmann de Guaramirim na Vice-Presidência. Foi marcada a realização da Assembléia Geral de eleição e posse para o dia 26 de Maio de 2010 às 19h30min na Câmara de Vereadores de Guaramirim.

A primeira diretoria da Avevi após a reativação ficou assim constituída. Presidente Valmor Pianezzer (Schroeder), Vice-Presidente Jorge Feldmann (Guaramirim), Primeiro Secretário Jair Irineu Bernardo (Barra Velha), Segundo Secretário Inácio Besen (Massaranduba), Primeiro Tesoureiro Wilson Jean Gessner (Corupá), Segundo Tesoureiro Gilberto Luiz da Silva Azevedo (São João do Itaperiu), Relações Públicas Jean Carlo Leuprecht (Jaraguá do Sul). Conselho Fiscal – Titulares; Natália Lúcia Petry (Jaraguá do Sul), José Acácio Delmonego (São João do Itaperiu), Valdir Zapellini (Massaranduba). Suplente; Nivaldo José Ramos (Barra Velha), Osni Fortunato (Guaramirim), Nilton Richter (Corupá).