Mídias Sociais:

ASSOCIAÇÃO DE CÂMARAS E
VEREADORES DO VALE DO ITAPOCU

Data: 30/05/2022

Avevi paraticipa de encontro que marca os 30 anos das escolas do legislativo

Representantes de escolas do legislativo e de contas de todo o país participam em Belo Horizonte do XXXV Encontro da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), o evento marca os 30 anos da educação legislativa do Brasil, em especial os vividos pela Escola do Legislativo da Assembleia de Minas, cuja criação marcou o início desta trajetória, em 1992,  
A solenidade de abertura aconteceu no final da tarde desta quarta-feira (25) no Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A gerente-geral da Escola do Legislativo (ELE), Ruth Schmitz Castro, destacou que a criação da instituição inspirou várias casas legislativas do País, antes mesmo da Constituição Federal prever a existência das chamadas escolas de governo.
O presidente da Abel, Florian Augusto Coutinho Madruga, ressaltou que a criação da Escola do Legislativo da Assembleia de Minas, fez história pois foi inspirada nos princípios de liberdade, democracia e cidadania, base angular da soberania de uma nação. “Hoje são mais de 330 escolas, do Congresso Nacional às câmaras municipais. E a cada dia mais se instalam pelo Brasil, tendo o estudo da educação legislativa e da cidadania como foco”, disse Florian Madruga. 
O presidente da Avevi - Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu, Lairton Muller, vereador de Corupá, que participado do evento, junto com o Secretário Executivo Ilton Piram, observou que a Escola do Legislativo da entidade fazendo parte desta história, como a primeira instituição criada por uma associação, não poderia deixar de participar deste importante evento, “Educar para a cidadania é educar para a democracia, onde as liberdades se consolidam no bem estar da coletividade. E nestes 10 anos da nossa escola a comunidade é testemunha que estamos cumprindo com a nossa função”. 
Nesta quinta (26) e sexta-feiras (27), o Encontro da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas prossegue com atividades ao longo de todo o dia, sempre na Escola do Legislativo. A programação do evento inclui palestras e, ainda, painéis com apresentação de projetos das diferentes instituições sobre temas relacionados à formação de um corpo técnico, pós-graduação, educação para a cidadania e educação a distância, entre outros.
Com informações da Ascom ALMG

COMPARTILHE: