Mídias Sociais:

ASSOCIAÇÃO DE CÂMARAS E
VEREADORES DO VALE DO ITAPOCU

Data: 15/03/2023

Escolas do Legislativo da Avevi e Alesc vão realizar novos eventos para agentes públicos e políticos

O presidente da Avevi – Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu, vereador do município de Schroeder, Ildemar Zoz, participou nesta terça-feira (14) de um encontro promovido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira da Assembleia Legislativa. A reunião aconteceu no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright e participaram vereadores, servidores de câmaras municipais e representantes das escolas do legislativo do estado.

Para o vereador Ildemar Zoz, que representou a Escola do Legislativo da Avevi nesta reunião, “a escola da Alesc é a nossa principal parceira e vamos estar juntos em todas as ações”. Ele parabenizou a iniciativa da coordenação de realizar reuniões envolvendo todas as escolas do estado, “importante para a troca de experiências na busca do fortalecimento destas instituições”.

A Escola do Legislativo da Avevi encaminhou para a escola da Alesc o pedido de nova parceria para a realização, provavelmente no mês de junho de 2023, do Encontro Regional de Vereadores Mirins. Deverão participar 09 câmaras mirins. Além das câmaras associadas da Avevi serão convidadas câmaras mais próximas da região. Também a realização do Curso para Futuros Vereadores e Vereadoras. Início previsto para o mês de julho ou agosto de 2023, conclusão no mês de maio 2024.  

A Escola do Legislativo da Alesc propôs uma parceria com a Avevi para a realização de um seminário voltado a agentes públicos e políticos, desenvolvido pelo Núcleo de Formação Política da escola. Segundo o gestor do núcleo, Paulo Wilpert, serão abordados temas como processo e técnica legislativa, orçamento público, lei orgânica e regimento interno, redes sociais, legislação ambiental, saneamento básico, plano diretor, entre outros.

A Coordenadora da Escola do Legislativo, Marlene Fengler afirmou que, além de intensificar as atividades desenvolvidas em conjunto com as câmaras, a escola quer ampliar o número de escolas do legislativo nos municípios.  Outra meta é regionalizar as ações da escola, como forma de otimizar os recursos públicos utilizados na realização dessas atividades. “A Escola do Legislativo é esse braço que aproxima a Assembleia da sociedade”, lembrou. “Nós queremos ampliar essa parceria com as câmaras de vereadores. ”

Com informações da Agência Alesc.

 

COMPARTILHE: