Mídias Sociais:

ASSOCIAÇÃO DE CÂMARAS E
VEREADORES DO VALE DO ITAPOCU

Data: 25/08/2023

Avevi presta contas das atividades do primeiro semestre de 2023

Na assembleia geral realizada nesta quarta-feira (23), na Câmara de Vereadores de Corupá, a Avevi prestou contas das atividades realizadas no primeiro semestre. O presidente, vereador de Schroeder, Ildemar Zoz, destacou os principais eventos realizados e as ações institucionais que tiveram a participação destacada dos vereadores da região. Foi elaborado um vídeo com esta prestação de contas e encaminhado para todos os vereadores e vereadoras.

Na sequência as principais atividades apresentadas pelo presidente nesta prestação de contas do primeiro semestre de 2023:

Em Janeiro, dia 26, tivemos a apresentação da Live Especial com o tema Janeiro Branco: A vida pede equilíbrio!. Parabéns ao Colegiado da Mulher Vereadora da Avevi, e as Procuradorias da Mulher das Câmaras por esta iniciativa. 

Em fevereiro, no dia 03, realizamos a primeira Assembleia Geral com a posse dos novos integrantes Diretoria Executiva. Nossa contabilista Edite Tomazelli, apresentou Balanço Financeiro da Avevi de 2022, que foi aprovado por unanimidade, também aprovamos a renovação dos contratos dos profissionais que prestam serviço para a entidade, e o reajuste das contribuições das câmaras para com a entidade. Toda a prestação de contas aprovada foi encaminhada para as câmaras associadas.

No dia 06, conseguimos uma audiência na Superintendência Regional do DNIT de Santa Catarina. Uma comitiva de vereadores da Avevi participou, levamos reivindicações e buscamos informações sobre o andamento das obras na região.

No primeiro dia do mês de março, o Colegiado da Mulher Vereadora da Avevi realizou importante reunião com o presidente da Amvali e o coordenador da entidade Novo Amanhã, com o objetivo de criar um espaço de acolhimento para mulheres vítimas de violência e drogas na região, o projeto Casa Izabel.

No dia 08, a nossa escola realizou o curso de oratória e técnicas de apresentação de projetos, indicações e falas livres, para os vereadores mirins e seus suplentes da Câmara de Vereadores Mirins de Schroeder.

De 14 a 17, participamos junto com mais alguns vereadores, do Encontro Estadual de Vereadores promovido pela Uvesc que reuniu mais de 300 colegas parlamentares. Temas importantes foram tratados neste evento, que certamente vão ser muito bem aproveitados pelos participantes durante o mandato.  

No dia 16, participamos em Florianópolis, do encontro com representantes das escolas do legislativo do estado. O evento foi promovido pela Escola do Legislativo da Alesc. Nosso objetivo sempre foi de ampliar esta parceria.

No mês de abril, dia 04, o Colegiado da Mulher Vereadora da Avevi marcou presença no Encontro Estadual das Procuradorias da Mulher. Elas representaram as procuradorias dos municípios junto com os vereadores e procuradores adjuntos.

De 25 a 28 de abril, participamos, juntamente com uma comitiva de vereadores da XXII Marcha dos Legislativos Municipais promovida pela UVB – União dos Vereadores do Brasil, também tivemos a oportunidade de debater vários temas importantes para os legislativo e legisladores, e fazer contato com deputados e senadores.

Em maio, no dia 03, realizamos mais uma assembleia, levamos dois temas importantes para este encontro o projeto “Vale Valoriza” da Cigamvali, e os “Impactos da tecnologia na administração pública”. Tivemos mais informações sobre o novo serviço disponível de coleta e destinação do lixo dos municípios da região. E mais orientações sobre estes impactos da tecnologia.

Na assembleia do dia 03, definimos também que iríamos com uma comitiva de vereadores visitar o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí – CIMVI, no município de Timbó. Foi no dia (16), e participaram também prefeitos da Amvali, secretários e servidores. As tratativas para esta visita contaram com o apoio da Cigamvali.

No dia 17, o Colegiado da Mulher Vereadora promoveu a quinta edição do Fórum "Mulheres na Política: A Força Feminina no Legislativo", no município de São João do Itaperiú. As nossas vereadoras e as ex-vereadoras do município falaram sobre suas trajetórias na política e sugeriram que as mulheres se mobilizem para participar mais da política.

No dia 23, realizamos reunião com Colegiado dos Coordenadores das Câmaras Mirins da Avevi para encaminhar a programação da Conferencia Regional de Vereadores Mirins. O Município de Massaranduba colocou à disposição a estrutura Parque de Eventos da Fecarroz para realização do evento, no dia 05 de julho.

 

Destacar que no final do mês de maio, o nosso Coordenador da Escola do Legislativo da Avevi vereador de Corupá, Lairton Müller concluiu sua formação sobre o “Legislativo em contexto/LegisCon. Este curso foi realizado exclusivamente por alunos indicados pelas instituições que manifestaram interesse em se tornarem parceiras do ILB-Interlegis – Instituto Legislativo Brasileiro, do Senado Federal, na Estratégia Nacional de Formação de Agentes Legislativos Locais.

No mês de Junho, no dia 21, realizamos a assembleia geral no auditório da Universidade Católica – SC em Jaraguá do Sul. O Encontro contou com a participação da vereadora de Chapecó e presidente da Uvesc – União dos Vereadores de Santa Catarina, Marcilei Vignatti. As duas entidades que representam os vereadores, aproveitaram o momento para definir uma ampliação da parceria para oferecer novos serviços e mais eventos de formação e qualificação para os quadros do legislativo municipal.

No dia 28, participamos junto com uma comitiva de vereadores e autoridades regionais da visita do Ministro dos Transportes, Renan Filho, as obras de duplicação da BR 280. Os parlamentares aproveitaram para reforçar os pedidos que já haviam encaminhado no mês de fevereiro para o DNIT de Santa Catarina.

No mês de julho, no dia 05, em Massaranduba, realizamos em parceria com a Escola da Alesc – Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Câmara de Vereadores de Massaranduba e o Colegiado de Coordenadores das Câmaras Mirins da Avevi a “Conferência Regional de Vereadores Mirins”. O evento foi um grande sucesso, 120 vereadores mirins participaram.

No dia 07, nossa Escola do Legislativo da Avevi realizou uma "LIVE" sobre a regularização do título de eleitor”. A ação foi coordenada pelo vereador Lairton, coordenador da escola, e a participação do Chefe do Cartório Eleitoral de Jaraguá do Sul Eduardo Arbigaus.

Neste mês de agosto, destacar a participação dos vereadores no Semanário Estadual de Legisladores Municipais, promovido pela Uvesc.

Destacar também a participação dos vereadores na visita do Governador do Estado Jorginho Mello, foi feito um apelo junto com outras lideranças da região para a conclusão da obra da BR 280.

Estivemos nas reuniões da preparação da "Semana de Ética e Cidadania" que foi realizada em parceria com a CRE de Jaraguá do Sul. Os eventos aconteceram de 14 a 18 de agosto de 2023. Muitos vereadores participaram da abertura do evento nas escolas. Está ação recebeu muitos elogios da comunidade escolar. Graças ao empenho dos vereadores a Semana de Ética e Cidadania está incluída no Calendário Escolar.

 

COMPARTILHE: