Mídias Sociais:

ASSOCIAÇÃO DE CÂMARAS E
VEREADORES DO VALE DO ITAPOCU

Data: 13/12/2024

Escola do Legislativo da Avevi participa do 3º Encontro de Escolas de Santa Catarina

A Escola do Legislativo Vereador Marcos Mannes da Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu – Avevi participou na quarta e quinta-feira (11/12) do 3º Encontro Estadual de Escolas de Legislativos de Santa Catarina, na Assembleia Legislativa. A entidade apresentou para as instituições que participaram do evento o projeto “Parlamento aberto: Inovação e colaboração nas Câmaras de Vereadores catarinenses”. Ação que conta com a participação da Escola da Alesc, ESAG/UDESC, Grupo de Pesquisa Politeia, CGE e Act4Delivery, sendo financiada pela Fapesc e tem o apoio da AMVALI.

Na apresentação foi destacado o convite feito para a Avevi de iniciar o projeto de pesquisa aplicada. Entre os critérios para a escolha da entidade, estão o grau de articulação de atores no território, a presença de municípios de diferentes portes e o interesse e as oportunidades identificadas na região para articular diversos atores, a partir dos legislativos municipais. Já foram realizadas algumas etapas do projeto com entrevistas e oficina de construção conjunta, a partir das experiências e práticas sobre o tema selecionado “Principais avanços e desafios no que diz respeito aos dados das filas de creches em cada município”, com articulação da AVEVI. Pela apresentação a Avevi recebeu certificado (foto).

O evento promovido pela Escola do Legislativo da Alesc reuniu representantes de pelo menos duas dezenas de escolas legislativas para apresentação de práticas bem-sucedidas e troca de experiências, além do debate sobre o papel dessas instituições na formação cidadã e no fortalecimento da democracia.

A diretora da Escola da Alesc, Marlene Fengler, destacou que a atuação das escolas do Legislativo aproxima o Parlamento da sociedade ao estimular as pessoas a entenderem o seu papel e a fazerem a sua parte na construção de um ambiente melhor para todos. O presidente da Associação Brasileira das Escolas Legislativas e de Contas (Abel), Roberto Lamari, considerou que a implantação de mais escolas pelos legislativos brasileiros é um reconhecimento ao trabalho emblemático realizado por essas instituições.

Contribuiu:

Alexandre Back

AGÊNCIA AL

 

COMPARTILHE: