Data: 06/06/2025
Projeto Parlamento Aberto que iniciou na Avevi recebe prêmio nacional
O projeto de Pesquisa Aplicada Parlamento Aberto foi premiado nesta sexta-feira (06) em 2º lugar no Prêmio ABEL 2025, na categoria Inovação. Ao todo, concorreram 59 projetos de todo o país. Quem recebeu o prêmio, foi o Diretor da Escola do Legislativo da Alesc, Alexandre Fagundes. A premiação ocorreu durante o 41º Encontro Nacional da ABEL – Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas, em Natal - RN.
O projeto iniciou em 2024, e concentrou suas ações em Câmaras Municipais da região do Vale do Itapocu, por meio da parceria com a Associação de Câmaras de Vereadores do Vale do Itapocu (AVEVI). Entre os principais resultados, destacamos a realização de diagnósticos institucionais para identificar desafios e buscar oportunidades de aprimoramento, a condução de oficinas com servidores e parlamentares voltadas à qualificação e disseminação dos princípios do parlamento aberto, além da construção colaborativa de planos de ação com foco em ampliar a transparência e fortalecer os canais de colaboração institucional e participação social.
Esta ação está sendo realizada pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), por meio da Escola do Legislativo, a Controladoria-Geral do Estado (CGE/SC) e a organização Act4Delivery, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).
COMPARTILHE: