Notícia

Cresce a atuação da Avevi nestes primeiros meses das novas legislaturas

15/04/2021Autor(a): Ilton

Nos primeiros 100 dias de trabalho da Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu – Avevi deste ano, cresceram o número de ações. O presidente da entidade Lairton Hartmann Muller vereador de Corupá faz um relato da atuação da nova diretoria da entidade que assumiu no dia 08 de janeiro. Trabalhos que estão sendo feitos quase que na sua totalidade de forma virtual.
No primeiro mês do ano foi encaminhado e definido junto com o programa Interlegis do Senado Federal o primeiro treinamento para os novos vereadores, “Conhecimento Legislativo”, com os temas: “O Papel do Vereador”, “Cerimonial no Ambiente Legislativo”, “A Importância da Lei Orgânica e do Regimento Interno”, “Peças Orçamentárias e Lei de Responsabilidade Fiscal”. O evento aconteceu no dia 27 de janeiro. Também foi renovado o contrato da Interprete de Libras para atender as câmaras.
O mês de fevereiro começou com a realização da assembleia em Corupá (dia 03) e definiu novas ações para este ano. Dentre estas, atenção especial aos hospitais e mais treinamentos. A primeira Moção foi a favor do Hospital São José solicitando ao governo do estado a reclassificação do porte III para porte IV a fim de receber mais recursos. Uma comitiva foi formada para ir até os outros hospitais da região. ”Estivemos em Guaramirim, recebemos um pedido para auxiliar na busca de recursos na instalação de um Tomógrafo Computadorizado, estávamos agendando mais visitas, mas com o agravamento da pandemia foram suspensas”.
A entidade constituiu novas parcerias, para mais treinamentos. Com o apoio da VM Assessoria Empresarial e José Roberto Paludo ME ofereceu o “Ciclo de Palestras Início de Mandato”. Os eventos aconteceram nas quartas-feiras, iniciaram no dia 10 de fevereiro, e se estenderam até o dia 03 de março. Os vereadores e assessores receberam mais orientações sobre; “Mandatos 3C: coletivos, conectados e compartilhados”; “Planejamento de Mandato”; “Planejamento da comunicação”; “Competência Legislativa; Funções e Funcionamento da Câmara Municipal”.
No mês de março a entidade encaminhou pedido de informações para o DNIT sobre a instalação de equipamentos controladores de velocidade na BR 280. Neste período os vereadores realizaram também importante encontro com a Superintendente de Planejamento em Saúde da Secretario da Estado, Carmem Regina Delziovo para encaminhar os pedidos dos hospitais. A superintendência respondeu que estes pleitos poderão ser atendidos ainda neste ano. “Nós recebemos estas demandas, foram encaminhadas, protocoladas, e estão sendo acompanhadas pela diretoria da Avevi”.
A Escola do Legislativo da Avevi em parceria com a Escola da ALESC vai realizar o curso “Formação Política para Mulheres”. O evento será de 19 de abril e 23 de maio por videoconferência. Apoiou a União de Pais pela Síndrome de Down – UPDOWN de Jaraguá do Sul na realização do VI Seminário sobre a Síndrome de Down de Jaraguá do Sul. Atuou junto com o Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC) na divulgação da palestra “e-Sfinge On-line”, e também participa da divulgação dos cursos EAD da Escola da ALESC.
Durante este mês de abril a Avevi, atenção maior para os assuntos que estiveram na pauta da assembleia realizada no dia sete. Ampliação da parceria com o CIGAMVALI – Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública do Vale do Itapocu. Além do Programa do Controle do Mosquito Maruim, novas ações serão desenvolvidas, atenção aos Planos Municipais de Turismo e Cultura, Planos Municipais de Saneamento Básico, Programa de Melhorias na Iluminação Pública.
Uma comissão foi criada pela entidade, a pedido do vereador Osmair Gadotti de Jaraguá do Sul, para tratar da revitalização da Represa de Guaramirim. Três reuniões já foram realizadas com a participação de um vereador de cada câmara e representantes da Amvali, Comitê Itapocu e Arinca. A primeira ação da comissão será buscar recursos para avaliação da biodiversidade aquática da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu junto com a Univille.
Sobre novos cursos, já está definido com a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa, a realização do evento “Iniciação ao Parlamento”. Será gratuito de 27 de abril a 17 de junho. Novos temas serão repassados como: “Função Fiscalizatória do vereador: Tipos de Controle; Controle Externo; Contas Públicas e Responsabilidade Fiscal”. “Outro tema, pretende auxiliar principalmente quem integra as mesas diretoras, “Gestão Administrativa na Câmara Municipal: Controle interno; Noções básicas sobre compras públicas, Atos de Pessoal”, destaca o presidente.
“Nestes 100 dias foram realizadas várias atividades graças ao apoio que estamos recebendo. Os vereadores da região estão dando uma demonstração que estão unidos para atender cada vez melhor a população dos sete municípios do Vale do Itapocu.”. Presidente Lairton Muller.
Resumo – Principais Ações
- Assembleia de Eleição e Posse da Nova diretoria realizada no dia 08 de Janeiro.
- Realização com o programa Interlegis do Senado Federal do primeiro treinamento “Conhecimento Legislativo” no dia 27 de Janeiro.
- Realização da assembleia em Corupá com aprovação de Moção para o hospital São José e prestação de Contas, no dia 03 de fevereiro.
- Criação da Comissão de Vereadores para visitas aos hospitais.
- Realização do “Ciclo de Palestras Início de Mandato”.
- Acompanhamento com DNIT da instalação de equipamentos controladores de velocidade na BR 280.
- Encontro com a Superintendente de Planejamento em Saúde da Secretario da Estado.
- Parceria na realização do curso “Formação Política para Mulheres” com a Alesc.
- Assembleia para ampliar a parceria com o CIGAMVALI – Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública do Vale do Itapocu.
- Formação da Comissão da Represa de Guaramirim para tratar da revitalização daquele local.
- Parceria na realização do evento “Iniciação ao Parlamento” com a Escola da Alesc. 

Compartilhar:   Delicious Google Bookmarks LiveJournal Orkut Facebook Twitter

Mais Notícias

10/06/2021 - Vereadores da Avevi acompanham os trabalhos para a construção da nova Ponte do Zanotti
10/06/2021 - Mulheres em situação de violência doméstica ou familiar terão a atenção da Avevi
04/06/2021 - Saneamento Básico, obras na BR 280 e Ponte do Zanotti foram alguns assuntos da pauta na assembleia
04/06/2021 - Presidente da Avevi visita Legislativo jaraguaense
25/05/2021 - Tema Ética e Cidadania será ampliado como parte de uma Eletiva no Novo Ensino Médio
19/05/2021 - Anuncio de vacinação dos profissionais de Educação atende a pedido dos vereadores da Avevi
19/05/2021 - Comissão da Represa da Avevi apresenta projeto para o presidente da Fapesc
07/05/2021 - Reunião da diretoria da Avevi define novas pautas que serão encaminhadas pelos vereadores
27/04/2021 - Curso de Iniciação ao Parlamento
15/04/2021 - Escola do Legislativo da Avevi oferece primeira interpretação em Libras de Sessão Mirim
15/04/2021 - Cresce a atuação da Avevi nestes primeiros meses das novas legislaturas
09/04/2021 - ESCOLAS DO LEGISLATIVO VÃO OFERECER CURSO DE INICIAÇÃO AO PARLAMENTO
08/04/2021 - Comissão da Represa da Avevi encaminha estudo de recomposição ambiental
08/04/2021 - Associação de Vereadores amplia parceria e apoio ao consórcio CIGAMVALI
20/03/2021 - UPDOWN de Jaraguá do Sul promove VI Seminário sobre a Síndrome de Down
Amvali